Ver-o-Rio terá apresentação de bandas marciais neste sábado

59387_167582Quem já ouviu falar em bandas marciais militares e escolares? As apresentações desses grupos se tornaram tradicionais no período republicano. Surgiram em instituições militares com o objetivo animar e motivar os soldados a marcharem.
Para trazer de volta essa memória, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), apresenta à população o projeto “Bandas Marciais Militares e Escolares”, a partir deste sábado, 15. A programação, prevista para ocorrer uma vez por mês, será realizada no Complexo Turístico Ver-o-Rio, a partir das 18h, com entrada de graça.
No total, 40 músicos serão os responsáveis em resgatar a importância das bandas e valorizar o trabalho dos grupos musicais. A expectativa da Belemtur, é que até 600 pessoas assistam a apresentação, repetindo o sucesso de público do projeto “Sexta do Carimbó”.
Para a diretora de Coordenadoria de Turismo, Bianca Franco, o evento deve promover a cultura através do resgate das tradições musicais. “Dezenas de pessoas já devem ter participado ou parado para ouvir alguma apresentação de uma banda militar, no passado, e agora, vai poder reviver esse momento. Um dos objetivos do projeto é esse, resgatar e preservar essa memória”, comenta.

Sem Descrição
Apresentação da Banda Marcial

Responsável pela primeira apresentação do projeto, o tenente Luís Carlos Francisco, da banda de música do Comando Militar do Nortúblico, revela que o público vai poder ouvir neste sábado, além das tradicionais músicas militares, canções populares regionais. “Estamos preparando uma apresentação para agradar todo o público com as músicas já conhecidas e com as populares de nossa região”, explica o tenente.
A próxima apresentação do projeto deve ocorrer no dia 12 de setembro, com a banda marcial da Guarda Municipal. O cronograma segue até o mês de dezembro, com a participação de órgãos militares e escolas que possuem em seu quadro cultural bandas marciais.
Para a Belemtur, o principal objetivo do evento, é promover a integração social dos visitantes do Ver-o-Rio, proporcionando uma recreação sadia e poder, ainda, contribuir para a formação de personalidade musical de cada cidadão.
Apresentação do projeto “Banda Marcial no Ver-o-Rio”
Local: Complexo Turístico Ver-o-Rio
Texto: Adriana Pereira