Ver-o-Rio recebe programação em homenagem ao Dia do Índio

• Atualizado há 7 anos ago
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
DIA DO ÍNDIO

O Complexo Turístico Ver-o-Rio foi escolhido pela Associação dos Indígenas da Área Metropolitana de Belém para receber neste domingo, a programação em comemoração ao Dia do Índio,19 de abril.

A organização do evento preparou uma série de atividades, entre as quais a apresentação de danças típicas, cantorias e uma palestra sobre a relação dos indígenas que vivem em áreas demarcadas com aqueles que enfrentam os desafios da vida urbana e suas demandas internas. Para enriquecer o debate, o público poderá participar de rodas de conversa, expressar suas opiniões e dúvidas a respeito dos temas abordados.

A Associação estima que mais de 20 mil indígenas estejam vivendo na cidade de Belém de forma oculta, ou seja, sem a identificação ou registro de sua etnia.

Uma das ações que serão expostas durante o evento é o projeto aprovado pela entidade, que prevê a construção de uma aldeia urbana para os indígenas universitários, com a estrutura de uma casa de estudantes. Um dos representantes da Associação Indígena, Miguel da Silva explica que o objetivo do espaço é oferecer para o estudante indígena, melhores condições de moradia. “A casa vai melhorar as condições de vida do estudante indígena. Morar na cidade exige um padrão salarial alto, muitos necessitam trabalhar na informalidade para garantir o seu sustento. Com a isenção de aluguel e outras taxas, a realidade desses estudantes vai mudar”, acredita.

Durante o encontro, várias etnias estarão presentes, entre elas os Munduruku, Tembé e Guajajara. A programação começa às 9h, na oca do Ver-o-Rio , com encerramento previsto para o meio-dia.

Texto: Roberta Gelak
Foto: Oswaldo Forte / Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

 

Veja também

Círio 2021

Círio de Nazaré reúne fé, tradição e esperança. A maior manifestação católica do Brasil, onde se homenageia Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em Belém

Saiba Mais »

Círio 2021

Círio de Nazaré reúne fé, tradição e esperança. A maior manifestação católica do Brasil, onde se homenageia Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em Belém

Saiba mais »