Ver-o-Peso da cozinha paraense destaca cultura e sabores regionais

CreateThumbnail
Posto de informações da Belemtur

Manhã ensolarada, pessoas caminhando, crianças se divertindo, música, dança e chefes de cozinha de toda a cidade preparando as melhores comidas regionais. Esses foram os ingredientes que deram sabor ao último dia da 12ª edição do maior festival gastronômico da região norte, “O Ver-o-Peso da cozinha paraense” neste domingo, 01 de junho, na praça Batista Campos.

O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense deste ano celebrou os caminhos que conduzem ao reconhecimento da cultura paraense gastronômica através do legado do chefe Paulo Martins. Pelo décimo segundo ano, o festival ofereceu uma programação diversificada com exposição, circuito gastronômico, aulas, palestras, jantares e degustações durante um mês, de 01 de maio a 01 de junho.

“A gastronomia é uma arte que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e em geral todos os aspectos culturais a ela associados. A gastronomia é uma cadeia produtiva que movimenta o turismo”, ressalta uma das coordenadoras do evento, Joana Martins.

Realizado pelo Instituto Paulo Martins e Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança com o apoio da prefeitura de Belém através da Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, o evento objetivou a divulgação e difusão do universo da culinária paraense. Cerca de 40 mil pessoas estiveram envolvidas durante todo o evento que contou com circuito gastronômico, chefs na praça, aulas sociais, jantar beneficente, concurso gastronômico Paulo Martins, jantar das boleiras, feira de produtores e boteco veropa.

O Coordenador da Belemtur, Maikenn Souza, destacou a importância do poder público apoiar eventos que divulguem os atrativos da cidade. “Belém é a única cidade que preserva as raízes gastronômicas afro-indígenas. Daí a importância de apoiarmos esses eventos para melhor divulgar a cidade. Assim conseguimos atrair cada vez mais turistas e proporcionamos maior visibilidade à cidade”, explica Souza.

Vinte e dois chefes gastronômicos de toda a cidade participaram do último dia do evento. Allan Renato, do restaurante Manjar das Garças, era um deles. “Belém tem uma diversidade culinária riquíssima e é muito importante os chefs de cozinha estarem aqui reunidos na divulgação da nossa gastronomia. É uma oportunidade única por isso temos que aproveitar”, pontuou.

Bruno Figueiras trouxe toda a família para prestigiar a programação. “Quero experimentar todas as comidas daqui. Trouxe toda a família para aproveitarmos juntos essa oportunidade de poder conhecer um pouco da culinária da nossa cidade”, comentou.

Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus