Turismo na Escola prepara estudantes da rede municipal para intercâmbio em Portugal

57443_155030Escrevendo tudo o que era dito e com ouvidos atentos, a estudante Verônica Tavares, 10, aproveitou a manhã desta quarta-feira, 13, para aprender mais sobre alguns dos principais pontos turísticos da cidade de Belém. As informações são preciosas para disseminar a imagem, a cultura e a história da capital do Pará durante o intercâmbio que Verônica e mais cinco alunos de escolas públicas de Belém irão fazer a Portugal no final do mês de maio, por meio do projeto “Conheça o seu Município”.

Para aprofundar os seus conhecimentos sobre a cidade, a comitiva composta por seis alunos, professores, diretor escolar, representantes da Semec e da Casa de Estudos Luso-Amazônica, que é parceira do projeto, foi a primeira do ano de 2015 a participar do projeto Turismo na Escola, durante esta manhã.

O projeto, realizado pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) existe desde o ano de 2014 e tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação. O ponto de encontro foi a sede da Prefeitura de Belém onde foram entregues as passagens de ida e volta dos estudantes a Portugal.

????????

O projeto Conheça o seu Município é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, com o objetivo de explorar, com os alunos, as cidades homônimas entre o estado do Pará e Portugal, em seus mais variados aspectos.

“O objetivo neste momento é preparar os nossos alunos para a troca de experiências. É oportunizar a eles conhecer bem sobre Belém, sobre a nossa arte, a cultura, pontos turísticos para que eles possam divulgar melhor o que temos. Lá eles irão palestrar sobre as nossas escolas, sobre a gestão escolar, realizar a troca de informações”, pontuou a diretora de Ensino da Semec, Socorro Aquino.

Irão participar alunos das escolas Liceu Mestre Raimundo Cardoso (Icoaraci), Honorato Filgueiras (Jurunas), República de Portugal (Marambaia) e Edson Luís (Guamá). O embarque dos alunos será no dia 30 de maio, com retorno no dia 13 de junho.

Durante este período os alunos vão conhecer as escolas locais, a cultura, gastronomia e a história local das cidades de Bragança, Porto e Lisboa, percorrendo nesta o distrito de Belém, realizando sempre a troca de conhecimentos com os estudantes das escolas públicas que visitarem.

Para Verônica, da Escola Municipal Edson Luís, no Guamá, que não deixava passar nenhuma informação, a visita ao Mangal das Garças e ao Theatro da Paz, além de ser um momento para aprender mais sobre Belém, foi também a sua estreia em dois cartões postais do Estado do Pará.

“Eu achei tudo muito lindo. Nunca tinha vindo nem ao Mangal e nem a um teatro. E, quando estiver em Portugal vou falar de tudo de bom que a nossa cidade tem. Vou falar dos lugares, da manga, de tudo. Estou muito feliz. Eu nunca viajei e esse meu sonho eu já vou realizar”, disse entusiasmada Verônica, complementando, “mas também vou sentir saudade da minha mãe”.

Turismo na Escola

Por meio do projeto  “Turismo na Escola”, da belemtur,  os estudantes realizam um passeio turístico em ônibus, pela cidade de Belém, passando pelos principais pontos turísticos e históricos da cidade, com duas paradas, uma visita guiada no Theatro da Paz e outra no Mangal das Garças.

Durante o roteiro são entregues cartilhas didáticas, em linguagem de fácil assimilação, com fotos e breve histórico dos principais pontos turísticos da cidade e lanche. Os alunos são acompanhados de professores, monitores e diretoras das escolas, que realizam todo o trabalho interdisciplinar e didático, dentro e fora da sala de aula.

O passeio desta quarta-feira inclui a Casa da Mineração, onde os estudantes puderam conhecer um pouco da riqueza mineral existente no Pará. Um dos consultores do Instituto Brasileiro de Mineração, Rogério Silva, afirmou que na viagem as pessoas vão querer saber das nossas florestas, do que temos na natureza. “É importante falar sobre a Amazônia e dizer que o nosso grande desafio é preservar as nossas riquezas e nossa biodiversidade, através da sustentabilidade”, concluiu.

Texto: Aline Saavedra
Foto: João Gomes – NID Comus
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)