O que você procura?

Ritmos Folclóricos

Existem 75 manifestações folclóricas com coreografia, das quais podemos destacar o Xote Bragantino de origem europeia, Dança de Angola de origem Africana e o Carimbó que é o resultado de todas as misturas de raça.

Guitarrada
Guitarrada é um gênero musical paraense instrumental surgido da fusão do choro com carimbó, cúmbia e jovem guarda, dentre outros.
É também chamado de lambada instrumental. O seu criador é o Mestre Vieira. Neste estilo a guitarra elétrica é solista. Os principais representantes da atualidade são os grupos: Mestres da Guitarrada, Cravo Carbono e La Pupuña.

O Carimbó
É considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se recebendo outras influências, principalmente negra. Seu nome, em língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o carimbó. Surgida em torno de Belém na zona do Salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.

O Siriá
É uma dança brasileira originária do município de Cametá, localizado na região oeste do estado do Pará. É considerada uma expressão de amor, de sedução e de gratidão para os índios e para os escravos africanos ante um acontecimento. Para eles é algo sobrenatural e milagroso. O seu nome derivou-se de siri, influenciado pelo sotaque dos caboclos e escravos da região. Os elementos são os mesmos utilizados na dança do carimbó, porém com maiores e mais variadas evoluções. O Siriá é um pássaro amazônico. Existem o rítmo e a dança. O divulgador do Siriá, é o maestro Joquim Maria Dias de Castro, ou como é conhecido no Pará “Mestre Cupijó”, que levou o ritmo das rodas dos terreiros nos quilombos e a dança, para os salões considerados nobres.

A Lambada
A lambada teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas. Assim como o forró, a lambada tem na polca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.

Aqui também se produz música lírica e popular como o samba, choro, forró, calipso, brega e tecnomelody. Os artistas da cidade têm grande vocação para criar e recriar ritmos, assim como o abrasileiramento dos ritmos do Caribe, como o merengue que deu origem à lambada na década de 90. O Calipso utilizou as letras e as melodias do brega para criar um som mais ritmado e dançante.