Projeto Turismo na Escola une lazer e aprendizado

• Atualizado há 8 anos ago
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
CreateThumbnail (9)
Projeto incentiva alunos da rede pública municipal a valorizar a cidade em que vivem

O turismo pedagógico, ramo que une lazer e aprendizado, teve início no século XIV e alcançou seu expoente na Europa. A França no século XVI realizou duas modalidades de viagem de lazer: o Petit Tour e o Grand Tour, sendo este último com propósito educacional voltado para visita a lugares culturais e históricos, observando ainda maneiras e costumes.

A experiência era fazer com que os jovens vivenciassem aquilo que já conheciam por meio da literatura com o intuito de que adquirissem mais sabedoria através da experiência com novas culturas. Na modernidade, alguns setores retomam essa ideia acreditando novamente no turismo como aliado do processo educacional.

Em vista disso, a Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, lança o projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”, que visa incentivar crianças de escolas municipais a descobrir a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica, aprendendo a valorizar a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município.

O titular da Belemtur, Maikenn Souza, ressalta a importância do projeto para o aprendizado dos alunos. “Essas crianças vão poder unir o útil ao agradável. Elas terão a oportunidade de conhecer melhor a cidade em que vivem e assim ficarão mais sensibilizadas em cuidar da cidade, até porque elas são o nosso presente e o nosso futuro”,avalia o coordenador.

Belém é uma cidade rica em atrativos turísticos. Oferece um ótimo cenário para colocar em prática o turismo pedagógico. Desde a arquitetura histórica na Cidade Velha com igrejas, museus, praças, teatros, gastronomia e dança. Todos esses atrativos são instrumentos para o aprendizado sobre a Amazônia e seu processo histórico e de desenvolvimento.

O projeto engloba alunos do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas de Belém na faixa etária de dez a doze anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Semec, é nessa idade que as crianças possuem maior facilidade em aprender coisas novas.

Duas vezes na semana os alunos irão fazer um City Tour com a presença de guias de turismo pelos principais pontos turísticos da cidade, como Complexo Feliz Luzitânia, Praça da República, Mangal das Garças, polo Joalheiro e Basílica Santuário.

Lanches, bonés e cartilhas didáticas informativas serão distribuídos entre as crianças durante o City Tour. Estima-se que aproximadamente quatro mil alunos de 62 escolas municipais sejam beneficiadas com o projeto.

O primeiro passeio será realizado no dia 21 de maio no período da manhã com os alunos do sexto ano da Escola Municipal Honorato Figueira, localizada no bairro da Cidade velha. Pela tarde é a vez da Escola João Nelson Ribeiro,do bairro do Telégrafo.

“Esse é um projeto inovador. Nossos alunos vão poder sair das salas de aula para conhecer os atrativos de Belém e a nossa história que é muito rica. As crianças estão bastante ansiosas para o primeiro passeio”, comenta Maria Divone de Brito, diretora da escola Honorato Figueira.

 
Texto: Vanessa Lago
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria Municipal de Turismo do município de Belém (BELEMTUR)

Veja também

Círio 2021

Círio de Nazaré reúne fé, tradição e esperança. A maior manifestação católica do Brasil, onde se homenageia Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em Belém

Saiba Mais »

Círio 2021

Círio de Nazaré reúne fé, tradição e esperança. A maior manifestação católica do Brasil, onde se homenageia Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em Belém

Saiba mais »