Projeto Turismo na Escola retoma atividades com visita ao Theatro da Paz

O Projeto “Turismo na Escola” busca incentivar os estudantes da rede municipal a descobrir a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica

Um grupo de alunos da Escola Municipal Alzira Pernambuco teve um dia diferente nesta terça-feira. A rotina em sala de aula deu lugar a uma atividade que uniu diversão e conscientização. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o mais antigo espaço de espetáculos do Pará: o Theatro da Paz.

A visita faz parte do Projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”, que visa incentivar crianças de escolas municipais a descobrir a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica, aprendendo a valorizar a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental da capital.

O city tour marcou a retomada das atividades do projeto, que pretende contemplar, só nos dois primeiros meses do segundo semestre desse ano, aproximadamente 700 alunos da rede pública de ensino. “Esperamos alcançar resultados melhores nesse segundo período, pois teremos mais tempo para sensibilizar esses alunos quanto à importância de preservar o nosso patrimônio histórico-cultural”, explica o coordenador da Belemtur, Maikken Souza.

Adrian Lucas, de apenas 12 anos, pisou no Theatro da Paz pela primeira vez, assim como os colegas de classe. O menino ficou impressionado com a história do prédio. “Fiquei sabendo  que essas pedras dos detalhes do piso foram coladas uma a uma com óleo de Gorijuba. Tudo aqui é cheio de história e conhecer melhor essas coisas só me faz querer saber ainda mais da nossa cultura e preservar o que temos”, comentou o estudante.

Para a coordenadora pedagógica da E. M. Alzira Pernambuco, Solange Cristina, o projeto irá reforçar o que os alunos aprendem na escola. “É como uma aula prática, sendo que aqui eles aprendem mais rápido e de forma dinâmica. É uma maneira também de incentivá-los nos estudos e também a conhecer a cidade onde moram”, ressalta.

Ao final do City Tour cada aluno desenvolve uma redação pontuando o que aprendeu durante o passeio e o que mais lhe chamou a atenção. No final do ano letivo, em dezembro, será organizado um coquetel para premiar as três melhores redações que serão escolhidas segundo os critérios dos professores de cada escola.

Além do Theatro da Paz, os alunos também puderam visitar o Parque Ambiental Mangal das Garças. “Esse projeto mostra que as escolas públicas da cidade também podem trabalhar com a educação utilizando ferramentas de lazer, como o turismo. As crianças se sentirão mais incentivadas a ir para a escola e a aprender coisas novas”, relata o guia de turismo do parque, Andrew Souza.

Serviço: O projeto acontece todas as terças-feiras no horário de 8h as 12h e de 13h as 17h, envolvendo escolas diferentes em cada período.

Foto: João Gomes