Projeto Turismo na Escola incentiva crianças a valorizar a cultura local

Alunos da escola Honorato Filgueiras fazem city tour pelos principais pontos turísticos da cidade

Eles chegaram cedo à escola. Devidamente uniformizados e com cadernos de anotações em mãos, os alunos se dirigiram ao ônibus que os aguardava para dar início ao projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”. Iniciativa da Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, o projeto visa incentivar crianças de escolas municipais a descobrir a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica, aprendendo a valorizar a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município.

Cerca de 43 alunos da escola municipal Honorato Filgueiras, localizada no bairro da Cidade Velha, participaram do primeiro City Tour do projeto realizado na manhã desta quarta-feira, 21. A animação tomou conta do ônibus. Manter os alunos sentados tornou-se tarefa difícil. Todos estavam ansiosos para conhecer os atrativos da cidade.

Érica Thainá, de 11 anos, não escondia a satisfação. “Nem consegui dormir pensando em como seria esse passeio de hoje. É muito legal poder sair da escola pra aprender um pouco mais sobre a cidade. Eu e os meus amigos estamos bastante ansiosos para fazer esse passeio”, comentou a estudante.

Belém oferece um ótimo cenário para colocar em prática o turismo pedagógico, vertente utilizada pelo projeto, a  começar  pela arquitetura histórica da Cidade Velha com suas igrejas, museus, praças, teatros, gastronomia e dança. Todos esses atrativos são instrumentos para o aprendizado sobre a Amazônia e seu processo histórico e de desenvolvimento.

O projeto envolve  alunos do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas de Belém na faixa etária de dez a doze anos que, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Semec, é a idade em que as crianças possuem  maior facilidade em aprender coisas novas.

A cada ponto turístico visitado, uma guia explicava o valor histórico-cultural daquele local para o patrimônio público, orientando os alunos a tomar os devidos cuidados com o espaço. Atenta, Beatriz Rocha, de 13 anos, não perdia nenhuma explicação. “É importante conhecer um pouco da história de Belém porque sou moradora daqui. Esse passeio está sendo muito proveitoso porque daqui em diante irei valorizar ainda mais a minha cidade que é muito bonita”, declarou.

Clara Yunis, coordenadora pedagógica da escola Honorato Filgueiras, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “É um projeto espetacular para as crianças da nossa cidade. Elas vão poder conhecer nossos encantos e nossa história e isso é fundamental  para a educação dessas crianças, assim como para a formação de cidadãos conscientes”, enfatizou a pedagoga.

O roteiro incluiu a praça da República, Ver-o-Rio, mercado do Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia e Mangal das Garças. “Eu nunca tinha vindo aqui no Mangal. Gostei bastante de ter conhecido o borboletário. É um lugar muito bonito, nunca imaginei que pudesse ter tantas aves”, elogiou Yuri Farias, de 12 anos.

Para o guia de turismo do Mangal das Garças, Andrew Souza, o projeto incentiva a educação municipal de Belém. “Esse projeto mostra que as escolas públicas da cidade também podem trabalhar com a educação utilizando ferramentas de lazer como o turismo. As crianças se sentirão mais incentivadas a ir para a escola e a aprender coisas novas”, ressaltou.

“Nosso objetivo é proporcionar a esses alunos a oportunidade de conhecer e aprender sobre a história de Belém. Eles serão nosso futuro, por isso é importante trabalhar esse turismo pedagógico para que essas crianças possam valorizar a região em que vivem”, explicou a diretora de turismo da Belemtur, Graça Ormanes.

A estimativa é que o projeto atenda aproximadamente quatro mil alunos de 32 escolas municipais. A programação continuou durante à tarde, com estudantes da Escola João Nelson Ribeiro, localizada no bairro do Telégrafo.

Foto: Ísis Renata