Projeto “Turismo na Escola” incentiva alunos a conhecer a história de Belém

Até o mês de dezembro, mais nove escolas participarão do projeto.

O projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém” desenvolvido pela prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), segue para mais um semestre de atividades que unem lazer e aprendizado. Nele, alunos do sexto ano das escolas municipais participam de um city tour com um guia pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Complexo do Ver-o-Peso, Palácio Antônio Lemos, Catedral da Sé, Mangal das Garças, Theatro da Paz e Casa da Mineração.

Durante o roteiro são entregues cartilhas didáticas, em linguagem de fácil assimilação, com fotos e breve histórico dos principais pontos turísticos de Belém e um lanche. Os alunos são acompanhados de professores, monitores e diretoras das escolas, que realizam todo o trabalho interdisciplinar e didático, dentro e fora da sala de aula.

Neste semestre, nove escolas participarão do projeto, que foi iniciado no dia 25 de agosto com os alunos da Escola Municipal Benvinda de França Messias. Na próxima terça-feira, 08, será a vez da escola República de Portugal. “As crianças aproveitam bastante cada passeio, que além do lazer fora da sala de aula, proporciona o conhecimento histórico para cada estudante”, destaca a coordenadora de turismo da Belemtur, Bianca Franco.

Os alunos que participarem do projeto devem realizar, ainda, uma redação com o tema: “Mineração, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”. O texto será desenvolvido após visita à Casa da Mineração.

História – O turismo pedagógico teve início no século XIV e alcançou seu expoente na Europa. A França no século XVI realizou duas modalidades de viagem de lazer: o Petit Tour e o Grand Tour, sendo este último com propósito educacional voltado para visita a lugares culturais e históricos, observando ainda maneiras e costumes.

A experiência visava enriquecer o processo educacional dos alunos e fazer com que os jovens vivenciassem aquilo que já conheciam por meio da literatura. Atualmente, alguns setores retomam essa ideia acreditando novamente no turismo como aliado do processo educacional.

Programação do projeto Turismo na Escola:

08/09 – República de Portugal

22/09 – Helder Fialho

06/10 – Avertano Rocha

20/10 – Liceu Mestre

03/11 – Gabriel Lage

17/11 – Professora Amália Paumgartten

01/12 – Manuela Freitas

22/12 – Angelus Nascimento

Texto: Adriana Pereira
Foto: João Gomes / COMUS
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)