Projeto "Turismo na Escola" encerra primeiro semestre com saldo positivo

Alunos da escola municipal Teresinha Souza em visita ao Teatro da Paz

Somente no primeiro semestre deste ano, 560 alunos da rede municipal de ensino foram beneficiados pelo projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”. Desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), o projeto visa incentivar crianças de escolas municipais a descobrir a sua cidade de maneira descontraída e pedagógica, aprendendo a valorizar a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do município.

O projeto encerra o primeiro momento de atividades com saldo positivo e deve retornar em agosto, quando inicia o segundo semestre do ano escolar. “Hoje já temos mais de 500 crianças que vão poder fazer diferente no futuro porque tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da cidade em que vivem e, assim, estarão mais sensibilizadas a cuidar do nosso patrimônio histórico-cultural”, explica o coordenador da Belemtur, Maikken Souza. “Em menos de dois meses conseguimos atingir um bom número de alunos. No próximo semestre os resultados serão maiores”, acrescentou.

No roteiro de passeios, as crianças fizeram visitas supervisionadas em dois pontos turísticos da cidade: O Teatro da Paz e o Mangal das Garças. “Esse projeto abre novos horizontes aos alunos. Também proporciona uma oportunidade única para que eles possam conhecer os pontos turísticos da nossa cidade e os incentiva a valorizar a nossa cultura”, ressalta Eliana Gouveia, coordenadora pedagógica de uma das escolas beneficiadas pelo projeto.

Olhos atentos e curiosos expressavam o encantamento de Raquel Rodrigues, 11, estudante da Escola Teresinha Souza, ao visitar o Teatro da Paz pela primeira vez. “Estou maravilhada. Não imaginava que eu pudesse conhecer esse lugar com a idade que eu tenho, geralmente são os adultos que vem aqui”, comentou Raquel.

Ao final do das visitas cada aluno desenvolve uma redação pontuando o que aprendeu durante o passeio e o que mais chamou sua atenção. No final do ano letivo, em dezembro, um coquetel será realizado para premiar as três melhores redações que serão escolhidas segundo os critérios dos professores de cada escola.

Para o professor de Língua Portuguesa, Márcio Franco, da escola Teresinha Souza, as redações contribuem para o aprimoramento do ensino. “Trabalhar esses textos com os alunos será um desafio e também um aprendizado, até porque o conhecimento que as crianças adquirirem será utilizado por toda a vida. Só tenho a parabenizar o projeto pelo o incentivo e a motivação que proporciona aos estudantes de Belém”, elogiou.

Foto: João Gomes / COMUS