Projeto Turismo na Escola encanta alunos de Belém

????????A aula desta quarta-feira, 27, para os alunos da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, foi fora da sala. Cerca de 22 estudantes da instituição, participaram durante todo o dia do Projeto Turismo na Escola, onde eles puderam conhecer um pouco mais da história da capital visitando pontos turísticos da cidade, como o Mangal das Garças e o Theatro da Paz.

Pela primeira vez no Mangal, a pequena Manuele Souza, de 10 anos, aluna do 4° ano, ficou encantada com cada visita feita. “Gostei muito do ar puro daqui, dos animais e das plantas. É tudo muito lindo”, disse sorridente a estudante.  “Vou chegar em casa e contar sobre o passeio para os meus pais e convidar toda minha família para vir visitar o Mangal. Tenho certeza que assim como eu, eles vão gostar muito”, completou bastante satisfeita com o primeiro passeio do dia.

Além dos espaços diariamente visitados por turistas e moradores da capital, como o Museu, o Viveiro das Aves e o Farol, os estudantes foram convidados para aprender sobre a biodiversidade presente no parque, no Corredor da Metamorfose. Inaugurado nesta quarta, 27, o corredor fica em anexo ao borboletário, e, é uma forma de conhecer o ciclo evolutivo e as relações ecológicas das borboletas. A novidade encantou ainda mais as crianças, que com olhares curiosos tiravam dúvidas com os monitores do espaço.

Do Mangal, a turma continuou o passeio no Theatro da Paz. Assim como a maioria dos estudantes, Gabriel Farias dos Santos, de 11 anos, esteve pela primeira vez no teatro. “Estou gostando muito do passeio. É legal sair da sala de aula e visitar os espaços da cidade, que sempre vemos na televisão”, conta o aluno.57785_156967

Para a professora da instituição, Francimar Arnour, o projeto é importante como forma de complementar o que é ensinado dentro da sala de aula. “Dentro da escola, os alunos aprendem lendo os livros e apostilas, quando eles saem da sala têm a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que foi explicado durante as horas de aula”, diz a professora.

O Projeto – O Turismo na Escola é uma ação da Prefeitura de Belém, executada pela Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec). Uma vez por semana, toda quarta-feira, uma escola do município é escolhida para realizar um city tour, em um ônibus, guiado pela cidade de Belém. O passeio passa pelos principais pontos turísticos e históricos da cidade, com duas paradas, uma visita guiada no Theatro da Paz e outra no Mangal das Garças.

Antes do passeio, os alunos recebem uma cartilha didática com fotos e um breve histórico dos principais pontos turísticos da cidade.

Texto: Adriana Pereira
Foto: João Gomes / COMUS