Projeto Amigo do Turista capacita voluntários que vão atuar no Círio 2015

Bianca Franco - Diretora de Turismo realiza palestra de capacitação para os participantes do Projeto Amigo do Turista
Bianca Franco – Diretora de Turismo realiza palestra de capacitação para os participantes do Projeto Amigo do Turista

A  19ª edição do projeto Amigo do Turista, realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) contará com 33 voluntários no Círio 2015.  Por meio do projeto, a Belemtur capacita estudantes de Turismo, que se voluntariam para receber quem vem de fora conhecer a cidade e participar da maior festa religiosa paraense.

A assessora da Diretoria de Turismo da Belemtur, Aparecida Geanino, destaca o crescimento do projeto . “Este ano houve um aumento de parcerias e postos para atender a demanda crescente. Os estudantes de Turismo selecionados, receberam capacitação através de palestras sobre gastronomia, qualidade no atendimento, roteiro do Círio e outras atividades”, informou.

Com o crescimento da procura para as inscrições o coordenador geral da Belemtur,Maikenn Souza, disse que a seleção dos voluntários foi mais criteriosa.” A equipe pôde selecionar melhor os candidatos, dando destaque para os que atuaram nos outros anos e para os novos estudantes que mostraram comprometimento com o projeto, aliando a experiência e o amor por Belém, com informações precisas organizadas através da capacitação”, declara Maikenn.

Durante a festividade de Nazaré, os “Amigos do Turista”  ficarão distribuídos em postos de atendimento espalhados pela cidade,onde serão distribuídos mapas e dicas para os turistas aproveitarem o melhor de Belém.

Os postos começam a funcionar a partir do dia 08 de outubro na Praça Santuário- Basílica, Complexo Feliz Luzitânia, Ver -o-Peso, Terminal Rodoviário, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro, Terminal Hidroviário e Complexo Ver-o- Rio.

60464_174913O Aeroporto Internacional de Val-de-Cans é parceiro na recepção aos turistas que chegam para o Círio de Nazaré e  participará cedendo espaço para a realização da programação realizada pela Belemtur junto com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-Sejel, que darão as boas-vindas aos visitantes na sexta-feira,9, com a apresentação de

flashmobs, que são exibições relâmpago realizadas nos momentos de maior fluxo de chegada de vôos, com música e dança representativos da celebração do Círio e da cultura local.

O Palacete Bolonha também abrigará um posto que distribuirá material para os turistas, como mapas da cidade e dicas sobre o Círio. Haverá pela primeira vez um posto na Feira do Amigo do Turista em parceria com o Hangar que receberá a Feira Supernorte no período de 12 a 14 no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar.

Os postos abrirão e fecharão de acordo com os locais onde eles se encontrarem dividindo –se em turnos de manhã e tarde, podendo dar apoio aos turistas ao longo do dia.

Texto: Eliza Forte
Foto: Eliza Forte