Programa de Turismo certifica 42 moradores da ilha do Combu

Moradores da ilha do Combu recebem certificados de conclusão dos cursos de qualificação em atendimento ao turismo, realizados por meio do Peqtur

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 31, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), certificaram pela primeira vez 42 moradores da ilha do Combu. A solenidade aconteceu no restaurante Saldosa Maloca, localizado na ilha.

A qualificação faz parte do Programa Estadual de Qualificação Profissional no Turismo (Peqtur) que visa integrar o produto turístico com a empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão. “O turismo é o fluxo de pessoas. Por isso é preciso ter qualidade em todos os fatores envolvidos nesse setor”, destaca Adenauér Góes, secretário estadual de Turismo.

Os cursos de “Qualidade no atendimento” e “Garçons e Garçonetes” ocorreram nos meses de maio e junho e tiveram o objetivo de qualificar os moradores da ilha do Combú, principalmente aqueles que já trabalham com o turismo, para que desenvolvam um bom atendimento à população e aos visitantes, fazendo com que permaneçam mais tempo no local.

Adelina Oliveira, concluinte do curso de Qualidade no Atendimento, estava satisfeita com o que aprendeu durante as aulas. “Este foi o primeiro passo para a nossa carreira profissional. Estou muito feliz por ter aproveitado essa oportunidade. Nós, moradores da ilha, precisamos muito dessa atenção que o poder público está dando para a gente”, comemora Adelina.

Flávio Melo, ministrante do curso de Garçons e Garçonetes aprovou a iniciativa. “Foi uma experiência maravilhosa. Os moradores que participaram tiveram bastante comprometimento e interação. O conhecimento que eles adquiriram aqui será de utilidade para toda a vida. Espero que possam ter mais cursos como esse”, ressalta.

Para o coordenador municipal de turismo, Maikenn Souza, a qualificação é apenas um dos alicerces a serem trabalhados para a valorização do turismo na ilha do Combu. “Primeiro temos as pessoas a serem preparadas e depois temos toda a estrutura física a ser trabalhada. Então são várias etapas que precisamos executar para que o turismo se desenvolva com qualidade”, explica Souza.

Foto: João Gomes / COMUS