
Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 31, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), certificaram pela primeira vez 42 moradores da ilha do Combu. A solenidade aconteceu no restaurante Saldosa Maloca, localizado na ilha.
A qualificação faz parte do Programa Estadual de Qualificação Profissional no Turismo (Peqtur) que visa integrar o produto turístico com a empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão. “O turismo é o fluxo de pessoas. Por isso é preciso ter qualidade em todos os fatores envolvidos nesse setor”, destaca Adenauér Góes, secretário estadual de Turismo.
Os cursos de “Qualidade no atendimento” e “Garçons e Garçonetes” ocorreram nos meses de maio e junho e tiveram o objetivo de qualificar os moradores da ilha do Combú, principalmente aqueles que já trabalham com o turismo, para que desenvolvam um bom atendimento à população e aos visitantes, fazendo com que permaneçam mais tempo no local.
Adelina Oliveira, concluinte do curso de Qualidade no Atendimento, estava satisfeita com o que aprendeu durante as aulas. “Este foi o primeiro passo para a nossa carreira profissional. Estou muito feliz por ter aproveitado essa oportunidade. Nós, moradores da ilha, precisamos muito dessa atenção que o poder público está dando para a gente”, comemora Adelina.
Flávio Melo, ministrante do curso de Garçons e Garçonetes aprovou a iniciativa. “Foi uma experiência maravilhosa. Os moradores que participaram tiveram bastante comprometimento e interação. O conhecimento que eles adquiriram aqui será de utilidade para toda a vida. Espero que possam ter mais cursos como esse”, ressalta.
Para o coordenador municipal de turismo, Maikenn Souza, a qualificação é apenas um dos alicerces a serem trabalhados para a valorização do turismo na ilha do Combu. “Primeiro temos as pessoas a serem preparadas e depois temos toda a estrutura física a ser trabalhada. Então são várias etapas que precisamos executar para que o turismo se desenvolva com qualidade”, explica Souza.
Texto: Vanessa Lago
Foto: João Gomes / COMUS
Coordenadoria Municipal de Turismo do município de Belém (BELEMTUR)