Prefeitura recepciona turistas com manifestação cultural no aeroporto

Vivendo um clima fraterno a capital paraense se prepara para mais um Círio de Nazaré, considerado a maior manifestação religiosa católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, atraindo milhares de turistas que fazem questão de participar desse grande momento.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Belém por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur) e a Secretária Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), prepararam uma surpresa aos milhares de turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belém, na tarde desta sexta-feira, 9. O público presente foi surpreendido com um flash mob, uma apresentação de dança feita por bailarinos que circulavam entre as pessoas.

Para a empresária paulistana, Fátima Alencar, esse momento é muito especial, já que essa será a sua primeira participação no Círio, para agradecer uma graça alcançada.”Essa iniciativa de preparar as apresentações para receber os turistas, faz com que a gente se sinta acolhido desde o primeiro momento”, disse  a empresária que já pretende voltar no próximo ano.

A coreografia de dança, que também contou com performances teatrais, foi realizada por um grupo de 10 dançarinos que fazem parte da Companhia Municipal de Dança de  Belém.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Deivison Costa, ressalta que o trabalho da Companhia de Dança já vem sendo realizado com jovens há 9 anos, e que esse é um dos projetos especiais mais procurados.“Essa é a primeira vez que trabalhamos em ação conjunta com a Belemtur para recepcionar os turistas. A coreografia toda foi inspirada no Círio com o intuito de repassar aos visitantes essa energia especial que só nós paraense temos”, declarou o secretário.

As apresentações foram divididas de acordo com os horários com fluxo maior de desembarque, já que Belém receberá aproximadamente 85 mil turistas nesse período dos festejos nazarenos, de acordo com o Departamento Intersindical de Estáticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pa).

“Nosso objetivo é transmitir aos turistas que estão chegando na nossa cidade, esse clima de alegria que só povo paraense tem, e assim fazer dos próprios visitantes    multiplicadores da nossa cultura, história e costumes’’. destacou Maiken Souza, coordenador da Belemtur.

Serviços
Com o objetivo de atender da melhor forma possível e minimizar as dúvidas dos turistas que chegam à Belém, a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belémtur), espalhou 12 quiosques pela cidade nos pontos turísticos mais visitados.

Ao todo, 35 voluntários bilíngües, foram capacitados para atender e informar os visitantes sobre restaurantes, lugares históricos e melhores vias de acesso.

Texto: Milene Amaral
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)