Prefeitura investe em projetos para aumentar ainda mais o fluxo de turistas na capital paraense

?????????????????????????????????????????Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos do Pará (Dieese/PA) mostram que o turismo em Belém vem crescendo. Segundo as estatísticas do órgão, a capital paraense recebeu, em 2013, aproximadamente 642 mil turistas. Em 2014, houve um aumento de 6%, elevando o número de visitantes para aproximadamente 663 mil.

Um exemplo que comprova o crescimento é o fato de a capital paraense estar na preferência da rota de cruzeiros internacionais. Apenas de janeiro a maio deste ano, foram sete cruzeiros que atracaram na cidade, três deles dos Estados Unidos e quatro da Alemanha.

A Diretora de Turismo da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Bianca Franco, reitera que a capital paraense se destaca cada vez mais no ranking das capitais mais procuradas para cruzeiros internacionais.

“Nos últimos meses, recebemos na cidade mais de 3.500 turistas em cruzeiros internacionais. Quando eles desembarcam, o seu maior interesse é ver a fauna e a flora que a região possui. A expectativa é grande em relação às nossas belezas naturais, esse é um dos principais atrativos para o turista. Avaliamos como muito positivo para cidade esse reconhecimento internacional” ressalta.

Projetos – Já o coordenador da Belemtur, Maikeen Souza, acredita que, entre as ações que contribuíram para o aumento do fluxo de turistas em Belém, se destacam dois projetos implementados pela Belemtur: “O amigo do Turista” e o “Turismo na Escola”.

Segundo Maikeen, o primeiro projeto é realizado há mais de 18 anos na capital e visa atender e disponibilizar informações turísticas aos visitantes que chegam à cidade durante o período do Círio de Nazaré. O segundo tem o propósito de incentivar crianças de escolas municipais a valorizar e preservar o patrimônio histórico, cultural e ambiental do município.

“Os dois projetos incentivam as crianças e os jovens a conhecerem melhor a cidade em que vivem. Belém possui belezas naturais únicas, precisamos investir nesse público, até porque ele é o nosso presente e o nosso futuro”, enfatiza.

Outro projeto, que começou a ser realizado neste mês de maio, numa parceria entre a Belemtur e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), está instalando placas de sinalização turística em diversos pontos da capital.

O objetivo é instalar 420 placas nas áreas centrais de Belém e 27 no distrito de Icoaraci, para melhor orientar visitantes e população em geral a chegar mais facilmente aos pontos turísticos da cidade.

Segundo o Arquiteto da Semob, Onofre Velloso, as placas vão auxiliar e facilitar a circulação de turistas e moradores pela cidade. “Sabemos que existe a carência de sinalização em vários pontos turísticos, dessa forma vamos poder orientar melhor a população e elevar ainda mais os índices de turismo”, explica.

Texto: Roberta Gelak
Foto: Arquivo – Oswaldo Forte / José Lucas Neves