Prefeitura de Belém reestrutura o turismo com a criação da Secretaria Municipal de Turismo.

• Atualizado há 1 ano ago

Nesta sexta-feira (03), a partir das 16h, o prefeito Edmilson Rodrigues realiza o ato de assinatura para a criação da Secretaria Municipal de Turismo, com base no projeto de Lei n° 162, de 15 de dezembro de 2022 aprovado pela Câmara Municipal de Belém onde dispõe a reformulação a Coordenadoria Municipal de Turismo – Belémtur, onde passa a exercer as atividades de Secretaria Municipal de Turismo. Ampliando a cadeia produtiva do setor turístico de Belém, realizando ações de valorização da cultura regional, almejando o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. A ação será realizada nesta sexta-feira, 03, às 16h, no Solar da Beira, bairro da campina.

A Secretaria Municipal de Turismo (Belémtur) tem por finalidade formular e executar a política, a promoção e a exploração do turismo e atividades afins em Belém, além de executar e promover projetos e eventos de interesse social, turístico, cultural, religioso e outros similares, bem como realizar eventos e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação.

O Turismo e a sua importância para o desenvolvimento

Desde a retomada do turismo pós cenário pandêmico, o município de Belém tem sido citado como tendência para turismo nacional, como já foi apontado pelo Ministério do Turismo em 2022. Além do mundialmente conhecido Círio de Nossa Senhora de Nazaré onde recebe em média 2 milhões de fiéis pelas ruas da capital paraense. A gastronomia regional e cultura local também vem atraindo cada vez mais visitantes a cidade. Em decorrência dessa crescente procura no setor turístico e a localização geográfica de Belém, que se estabelece na Amazônia, a metrópole vem sediando eventos internacionais, como fórum sociais, feiras internacionais de turismo, e neste ano de 2023 o município foi oficialmente indicado pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como cidade ideal para receber a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas em 2025 (COP-30). Pontuou o Secretário Municipal de Turismo, André Cunha.