O que você procura?

Prefeitura de Belém inaugura obras em Mosqueiro

• Atualizado há 10 anos ago
CreateThumbnail (1)
O turismo na ilha também foi beneficiado com a inauguração da Central de Atendimento ao Turista, na orla do Chapéu Virado

Os moradores da Ilha de Mosqueiro foram beneficiados com várias obras, nesta sexta-feira, 1º. O distrito, bastante procurado pelos veranistas, conta agora com academias ao ar livre, uma Unidade de Saúde da Família e também recebeu obras de pavimentação.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, esteve no balneário para fazer as inaugurações. A população recebeu o Mercado Municipal do Carananduba totalmente reformado. A obra incluiu limpeza geral, pintura, reforma dos banheiros, recuperação da parte elétrica, hidráulica e do telhado.

A reforma do mercado, iniciada em junho deste ano, incluiu a implantação de sete novos boxes com pias, balcões e pontos de tomadas. Destes sete, quatro boxes servirão como tapiocarias, um para comidas típicas e dois para vendas de hortifrutis. O projeto foi elaborado pela Secretaria de Economia (Secon) e executado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

“Essa obra é resultado de um esforço da administração pública para garantir mais comodidade aos comerciantes e também à população de Mosqueiro. O mercado estava abandonado e em alguns pontos a estrutura oferecia risco aos frequentadores. Fizemos uma reforma estrutural, mudamos o conceito de vendas e passamos a oferecer também a tapioca, que é um item muito apreciado pelos visitantes, criando mais um importante espaço em Mosqueiro”, explicou o titular da Seurb, Adinaldo Sousa de Oliveira.

Além do mercado, a Praça do Carananduba passou por reformas, com revitalização da pintura, recuperação das muretas e do alambrado, urbanização com implantação de grama nova, recuperação dos banheiros masculino e feminino – adaptados para pessoas com deficiência – e iluminação pública.

O espaço ganhou, ainda, uma academia ao ar livre, que está vinculada à Unidade Municipal de Urgência e Emergência do Carananduba e terá o apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Educadores Físicos atuarão no polo durante toda semana para orientar os frequentadores, desenvolvendo programas de musculação, aeróbica e outras atividades voltadas ao condicionamento.

Dona Raimunda, que mora em Mosqueiro há mais de 60 anos, aproveitou para fazer alguns exercícios na nova academia. “Gostei da novidade e pretendo vir aqui muitas vezes. A gente estava mesmo precisando disso”.

Unidade de Saúde da Família

Outra novidade na área de saúde e que beneficia diretamente os moradores do bairro do Aeroporto foi a entrega da nova Unidade de Saúde da Família (USF), que ganhou reforma total, das instalações físicas ao mobiliário, farmácia abastecida, ambiente climatizado e ainda contará com uma equipe de atendimento multiprofissional. A USF é gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “A gente fica feliz por saber que vai poder contar com um lugar assim, digno, pra cuidar da nossa saúde”, comemorou a dona de casa Sandra Maria.

Central de Atendimento ao Turista

O turismo na ilha também foi beneficiado com a inauguração da Central de Atendimento ao Turista (CAT), na orla do Chapéu Virado, um dos pontos de maior frequentados em Mosqueiro. O CAT dará suporte aos visitantes que chegam à ilha por meio dos guias de turismo, profissionais qualificados para dar informações, orientações e esclarecer dúvidas do público em geral.

O local passou por reparos técnicos, recebeu pintura interna e externa, além da reforma no banheiro, o que garantirá mais conforto aos frequentadores. “O CAT vai funcionar de quinta  a domingo, com a supervisão da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), com informações sobre as pousadas, restaurantes, pontos turísticos, enfim, tudo o que um turista precisa saber para se locomover e usufruir dos atrativos da ilha”,  esclareceu o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza.

Chapéu Virado

A praia do Chapéu Virado também recebeu uma academia ao ar livre e reforma na quadra de esporte e na pista de skate. O canteiro central, na Rua Getúlio Vargas, conhecida como “Rua do Jambeiro”, foi totalmente revitalizado, ganhando duas novas pistas de caminhada, academia ao ar livre e quiosques. Durante a entrega das obras o prefeito plantou duas jamboeiras. “Essa área ficou bastante valorizada e até mais segura. Aqui nem iluminação tinha. Ficou maravilhoso agora”, comemorou a moradora Diléia Silva Santos.

O Agente Distrital de Mosqueiro, Gilberto Nascimento, também comemorou as obras entregues pela Prefeitura de Belém. “Mosqueiro ainda precisa melhorar, mas esse já foi um grande passo que a administração municipal nos permitiu dar. Há muito tempo não víamos tantas obras, que além de responderem a demandas antigas serão extremamente benéficas à população.

O trapiche municipal, localizado na Vila, foi outro ponto que passou por revitalização, recebendo pintura nova, recuperação do tabuleiro – todo executado em pranchas de madeira de lei – e do Guarda Corpo, e implantação do flutuante que possibilitará a atracação de barcos e lanchas.

O prefeito Zenaldo Coutinho ressaltou a felicidade em poder entregar todas essas obras à população de Mosqueiro. “É um prazer e uma enorme alegria poder fazer isso, ainda mais pela acolhida que Mosqueiro nos dá, sempre nos recebendo com muito carinho. Ainda temos um grande projeto para ilha e vamos avançar mais, com novos investimentos em saúde e educação. Mosqueiro merece essas melhorias e o objetivo dessas inaugurações é reforçar o compromisso que assumimos com a população do distrito”, declarou o prefeito.

Asfalto

Em Mosqueiro, as ruas Variante, Siqueira Mendes, Aeroporto e um trecho da Vila Nova, acessado pela PA-391, receberão uma nova cobertura asfáltica para substituir a pavimentação antiga, que está desgastada. Os serviços começaram, no último dia 30, na Rua Variante, entre a Pires Texeira e Rua Nova. Das vias que serão beneficiadas essa é a mais extensa.

“Só este ano teremos mais 9 a 10 quilômetros de vias pavimentadas e com drenagem. Para isso destinamos uma grande equipe, que reúne profissionais de várias secretarias e atuará de forma integrada para garantir um resultado de qualidade”, pontuou o secretário municipal de Saneamento, Luiz Otávio Mota Pereira.

 
 
Texto: Priscylla Gester
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Veja também