Prefeitura comemora avanços no Dia Mundial do Turismo

CreateThumbnail
O evento, realizado em parceria com as Faculdades Ipiranga, marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo

No próximo sábado, 27, é comemorado o Dia Mundial do Turismo e também o Dia do Turismólogo. E muitos são os motivos para celebrar a data. Segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o setor em Belém apresentou, em 2013, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, o que só em visitações soma cerca de 105 mil turistas.

Os dados positivos devem-se aos inúmeros investimentos realizados tanto pelo Governo do Estado quanto pela Prefeitura de Belém, por intermédio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), que há 20 anos atua no planejamento, coordenação, controle e avaliação das atividades relacionadas com o turismo na cidade.

Dentre as ações que contribuíram para o crescimento do fluxo de turistas na capital está o Projeto Amigo do Turista, que visa atender e disponibilizar informações aos visitantes durante o período do Círio de Nazaré, com o apoio de estudantes da área do Turismo instalados em vários Postos de Informações Turísticas (PIT’s) distribuídos em pontos estratégicos da cidade.

Segundo a diretora de Turismo da Belemtur, Bianca Franco, só no ano passado o projeto atendeu cerca de 21 mil turistas. “Este ano, a estimativa é que esse número aumente devido ao número maior de turistas que devem chegar à cidade, já que a cada ano é maior o quantitativo de pessoas que vem a Belém atraídas pelas festividades do Círio”, explica.

Além do Projeto Amigo do Turista, a Belemtur, em parceria com a Organização Social Pará 2000, instalou, em maio deste ano, um balcão de informações turísticas no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, com a finalidade de atender os inúmeros turistas que chegam à cidade para participar de eventos, congressos e seminários realizados no espaço.

“O turista não vem somente para participar dos eventos, ele também quer conhecer a cidade que está visitando. Através desses postos de informações podemos difundir nossa cultura e aproximar as pessoas da nossa realidade”, ressalta a presidente da Organização Social Pará 2000, que administra o Hangar, Gabriela Landé.

Em ação conjunta com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), a Belemtur promoveu receptivos turísticos para receber os visitantes das temporada de cruzeiros. Segundo dados da Gerência de Captação de Eventos da Paratur, só a temporada 2013/2014, que iniciou em outubro do ano passado, trouxe à capital paraense 15 navios com um total de 8.400 turistas.

Ainda segundo a Companhia, o gasto médio por turista é acima de R$ 300. Para o coordenador municipal de Turismo, Maikenn Souza, a chegada de cruzeiros internacionais garante maior visibilidade à região. “O fluxo de turistas que esses navios trazem a Belém vem aumentando gradativamente a cada ano, fazendo com que o Pará se destaque nacional e, principalmente, internacionalmente por suas riquezas locais, seus lugares históricos e suas belas praias”, pontua.

“Belém tem muito o que comemorar quanto aos avanços do turismo. A realidade da nossa cidade vai se transformando aos poucos através de pequenas ações que realizamos. Pensar no turismo é pensar em várias questões como infraestrutura, segurança e saúde, que precisam caminhar juntas para que o turismo se desenvolva cada vez mais”, recomenda o coordenador.

Seminário

Em Belém, o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo foi marcado pela realização de um seminário promovido pela Belemtur, em parceria com as Faculdades Integradas Ipiranga.

A programação, voltada para estudantes, agências e guias de turismo, foi composta por palestras interativas com temas direcionados ao setor. Uma delas, ministrada pelo turismólogo e professor Adrielson Furtado, discutiu o papel do profissional de Turismo. “O turismólogo tem que ser ativo e curioso. Não adianta morar em Belém, tem que conhecer a fundo a cidade para tirar as dúvidas dos nossos visitantes. Isso é primordial para a formação desse profissional”, reforçou o profissional.

Foto: Renan Ribeiro