Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeito de Belém Assina Ordem de Serviço para Retomada do Projeto Via dos Mercadores

• Atualizado há 2 meses ago

Hoje, 22 de maio, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou a ordem de serviço para a retomada do projeto Via dos Mercadores. Esta iniciativa, que havia sido iniciada durante sua primeira gestão entre 1997 e 2004, visa revitalizar as Ruas Santo Antônio e João Alfredo no centro comercial da cidade, resgatando o charme da Belle Èpoque. A obra faz parte das preparações municipais para a COP-30.

A assinatura da ordem de serviço marca o início das obras na Rua Santo Antônio, que começarão imediatamente. “Como a Rua Santo Antônio está menos densamente ocupada, vamos iniciar por ela. Significa refazer todo o sistema de drenagem, de pavimentação, recuperando os paralelepípedos, as calçadas de lioz, reorganizando os ambulantes e padronizando as barracas”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues. “Já estamos com a empresa licitada e já podemos iniciar a obra.”

O logradouro será equipado com bancos, floreiras e lixeiras, conforme detalhou Francisco Damião, diretor de Obra da Secretaria Municipal de Urbanismo. As Ruas Santo Antônio e João Alfredo, que juntas somam 760 metros de extensão, passarão por uma reforma integral. A Rua Santo Antônio compreende o trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Frutuoso Guimarães, enquanto a Rua João Alfredo continua da Frutuoso Guimarães até a Avenida Portugal.

Antes da assinatura da ordem de serviço, houve uma reunião no dia 10 de maio com representantes dos lojistas e vendedores ambulantes, na sede da Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-Pará). Durante essa reunião, que contou com a presença de lideranças da Comissão de Lojistas de Belém, Fecomércio, Associação Comercial do Pará (ACP), Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), e Associação dos Ambulantes do Centro Comercial de Belém (AACCB), o prefeito assumiu o compromisso de buscar os recursos necessários para concluir a Via dos Mercadores com a revitalização da Rua João Alfredo e já sinalizou possíveis fontes de investimento.

A retomada do projeto Via dos Mercadores é um passo significativo para a valorização do centro comercial de Belém, reforçando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano e a preservação histórica da cidade.

Veja também

Redes Sociais