Praça Princesa Isabel recebe mutirão de limpeza

CreateThumbnail
Funcionários da Sesan trabalhando na limpeza da praça Princesa Isabel

Local de encontro das comunidades das ilhas do entorno de Belém, e porto usado para travessia do centro da capital até a ilha do Combú, a Praça Princesa Izabel, no bairro da Condor, recebeu um mutirão de serviços na manhã desta terça-feira, 15, sob supervisão da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).
O trabalho de limpeza e recuperação foi realizado pelas associações dos Barqueiros e dos Moradores da ilha do Combú, em parceria com a Belemtur. Segundo o presidente da Associação dos Moradores das Ilhas, Ednei Nascimento Silva, a ação contribui para o turismo da região. “O estado da praça afasta os turistas. Uma ação como essa vai garantir benefícios diretos em cima dessa situação”, avalia.
Cerca de 20 agentes das secretarias municipais de saneamento e meio ambiente participaram da ação com trabalhos de roçagem, capinação, limpeza e pintura das calçadas. “Essa praça precisava urgentemente de uma ação como essas. O turismo em si, abrange diversos fatores como segurança e limpeza que fazem com que o fluxo contínuo de visitantes funcione devidamente”, explica a diretora de turismo, Graça Ormanes.
Trabalhando há mais de dez anos na área, o vendedor de picolé Jaime Souza, 69 anos, aprovou a iniciativa. “Há muito que ser feito por aqui. Mas esse mutirão já é o começo de melhorias aqui na praça. Vai atrair mais gente, e as vendas vão melhorar”, acredita o vendedor.
“Estamos trabalhando em parceria com a Setur, do governo do Estado, para melhorar o turismo na cidade. A segurança aqui na Praça também será garantida com a presença de guardas municipais que farão ronda 24 horas a partir de amanhã”, conta Graça Ormanes.
O porto que funciona na Praça Princesa Isabel será um dos locais a serem reconstruídos com recursos do Governo Federal. O projeto faz parte do PAC da Modalidade Urbana anunciado durante a visita da presidente Dilma Rousseff em Belém no mês passado.

Foto: João Gomes – NID Comus