Praça Dom Frei Caetano Brandão

• Atualizado há 7 meses ago

Ponto inicial do encontro entre colonos e indígenas, a Praça Dom Frei Caetano Brandão está situada no centro Histórico da cidade de Belém e remota as origens do município, os traços históricos e culturais originários dos colonizadores portugueses ainda permeiam os seus espaços.
Inicialmente chamada de Praça das Armas por acolher os soldados de Francisco Caldeira Castelo Branco, o fundador da cidade.
A praça leva o nome do sexto bispo do Pará, Dom Frei Caetano Brandão no século XVIII, período em que as principais autoridades da cidade estavam ligadas a Igreja e o Governo Militar. O bispo construiu sua história no Pará por seus trabalhos aos indígenas e a comunidade carente, realizando viagens aos mais longínquos lugares da Amazônia. Pela sua ação itinerante o bispo ficou conhecido como apóstolo dos enfermos, estando diretamente vinculado a obras como o Hospital Senhor Jesus dos Pobres Enfermos que, atualmente denominado como Hospital da Santa Casa, e a escola de Nossa Senhora do Amparo, voltada para meninas indígenas. Nomeado bispo do Pará no dia 16 de dezembro de 1782, Frei Caetano Brandão nasceu em Portugal em 11 de setembro de 1740, onde tornou-se padre aos 19 anos, em 1789 deixou Belém e no dia 28 de junho de 1790, assumiu a Arquidiocese de Braga em Portugal, o bispo faleceu aos 65 anos em sua cidade natal.

Veja também