Parceria entre Belemtur e Setur qualifica trabalhadores da área do turismo

??????o
Belemtur continua qualificações para melhorar atendimento aos turistas

Na manhã desta quarta-feira, 24, cerca de 30 agentes de área de segurança pública e guardas de Nossa senhora de Nazaré receberam qualificação visando proporcionar um melhor atendimento ao turista através de palestras que tratam do turismo na cidade. A atividade é uma extensão do “Projeto Amigo do Turista: qualificar para receber bem”, realizado pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) em parceria com a Secretaria de estado de Turismo (Setur).

A meta é qualificar e requalificar 150 trabalhadores de bares, restaurantes e servidores da área de segurança pública de Belém, buscando reforçar a postura profissional e o respeito ao visitante, agregando valores aos serviços prestados e contribuindo para o aumento da produtividade do turismo na região.

A grade de programação iniciou na tarde de ontem, 23, com palestras voltadas para garçons e donos de bares e restaurantes de Belém. Para Bianca Franco, diretora de turismo da Belemtur, buscar a excelência no atendimento é primordial para que o turista se sinta bem e queira permanecer por mais tempo na cidade.

“Tanto os garçons, quanto os guardas e também quem trabalha com atividades relacionadas ao turismo, são peças fundamentais para o enriquecimento do turismo na região. São eles que tem a oportunidade de ter um contato mais próximo com os nossos visitantes e por isso precisam estar preparados e qualificados para atendê-los de maneira adequada. Bem recebido, o turista poderá estender o tempo de estadia na cidade”, explica Bianca.

Marco Romero, guia de turismo, ministrou a palestra sobre “Abordagem histórica dos principais pontos turísticos de Belém” e ressaltou a importância do morador belenense em valorizar e participar das atrações turísticas e culturais da cidade. “Nós possuímos muitas atrações, na maioria das vezes são de graça, mas são pouco consumidas. Como iremos vender nossa cidade para alguém de fora se nem ao menos frequentamos nossos pontos turísticos?”, indaga Romero.

O Sargento Carlos Delgado da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), relata que os turistas sempre os procuram para pedir informações principalmente do Ver-o-Peso e Basílica Santuário. “É nosso dever sabermos essas informações para auxiliar esse turista. Eles sempre nos perguntam sobre o Ver-o-Peso porque é o nosso principal cartão postal, e sobre a Basílica que é onde termina a procissão do Círio. Conhecer melhor a história desses pontos turísticos irá fazer com que o turista fique sinta mais curiosidade em ver de perto esses locais”, avalia Delgado.

Programação

Dia 29/09 – Palestra “Turismo Religioso”/ Público-Alvo: Garçons / Palestrante: Gabriel Peixoto/ Horário: 8h30 às 10h / Local: Auditório da Setur

Dia 01/10 – Palestra “Atendimento ao Cliente”/ Público Alvo: Segurança Pública e Guarda de Nossa senhora de Nazaré / Palestrante Ângela Sicília/ Horário: 10h30 ás 12h30 / Local: Auditório da Setur

Foto: João Gomes / COMUS