Mosqueiro comemora 119 anos com várias ações da PMB

• Atualizado há 7 anos ago
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
CreateThumbnail
Ações integradas da prefeitura devem garantir veraneio tranquilo para famílias de Mosqueiro e visitantes

No próximo dia 6, Mosqueiro comemora seu 119º aniversário tendo muito a festejar. Em 2014, a Prefeitura de Belém vem dedicando à “Ilha do Amor” atenção especial em várias frentes de trabalho, entre elas  infraestrutura, educação, saúde e assistência social.

Com 17 km de água doce, o distrito é um dos destinos preferidos dos paraenses a qualquer hora, já que fica a pouco mais de 70 km da capital, sendo conhecida pelas suas ondas de rio, pela nostalgia de suas ruas e pela culinária local.

Saúde – Desde fevereiro, a população de Mosqueiro usufrui de novos prédios da Estratégia Saúde da Família – Furo das Marinhas, e da Unidade Municipal de Saúde de Urgência e Emergência do Carananduba, entregues pelo prefeito Zenaldo Coutinho. Além da reforma, as farmácias da ESF e da UMS foram abastecidas e duas novas ambulâncias foram entregues para atender pacientes que necessitam de transferência médica.

Formada por aproximadamente 470 famílias, a comunidade do Furo das Marinhas se mantém, principalmente, da venda de camarão. São 1.619 moradores cadastrados na ESF, que está em funcionamento há 15 anos e, hoje, oferece uma equipe completa de atendimento, formada por médico, enfermeiro, técnico e quatro agentes de saúde.

Dentre as melhorias, o prédio da ESF do Furo das Marinhas recebeu revisão total do telhado; substituição do forro; troca de revestimento, piso e louças dos banheiros; execução da calçada interna e externa; pintura geral; e revisão elétrica e hidrossanitária. A farmácia também foi completamente abastecida e a área externa do prédio recebeu paisagismo com o plantio de 800 mudas ornamentais pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

A comunidade de Carananduba também ganhou uma UMS totalmente reformada, que passou por revisão geral do telhado; substituição de 50% dos revestimentos dos banheiros; execução de 100 m² de calçada; pintura externa e interna e colocação de arame farpado no muro do prédio. Além disso, a UMS Carananduba recebeu dois novos computadores, instalados na recepção e na farmácia, que propiciam maior controle de medicamentos e materiais técnicos, e acesso facilitado às informações de pacientes e consultas.

Com 35 anos de funcionamento, a UMS de Urgência e Emergência de Carananduba não recebia uma reforma há quase 14 anos. O Hospital Geral de Mosqueiro também recebeu uma ambulância para fazer a remoção de pacientes graves para os HPSMs.

Capacitação – Agentes de segurança, profissionais de transporte turístico e profissionais de turismo que atuam na ilha de Mosqueiro receberam em março, o curso de Qualificação de Turismo Receptivo “Bem Receber Turistas”.

Realizado pela Prefeitura de Belém, em parceria com a Coordenadoria de Turismo (Belemtur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o curso fez parte do Projeto “Amigo do Turista: Qualificar para receber bem”, que tem o objetivo de promover o turismo receptivo e garantir que o visitante se sinta bem recebido.

O intuito das aulas é consolidar a ilha de Mosqueiro como ponto turístico. Foram ofertadas vagas para um público diversificado, entre profissionais que atuam na área turística ou com informações sobre ruas, locais e pontos turísticos.

Em maio foi a vez do projeto “Ver-o-Sol no Mosqueiro 2014”. Cerca de 200 pessoas participaram de atividades como plantões de agentes de crédito, ciclo de palestras e capacitações.

Educação e Mobilidade – Um dos presentes da Prefeitura de Belém para a ilha foi a entrega da Escola Municipal Desembargador Maroja Neto. Com a nova escola, 987 alunos estudam em turmas do jardim I ao 9°ano do Ensino Fundamental, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA) nos turnos da manhã, intermediário, tarde e noite.

Foram entregues, ainda, 2 mil bicicletas novas aos alunos de sete escolas municipais do distrito de Mosqueiro. De maneira inédita, o município de Belém foi o primeiro a fazer a entrega dessas bicicletas a alunos da rede municipal de ensino, beneficiando principalmente os estudantes que moram a longas distâncias da escola, com poucas opções de transporte.

É uma iniciativa tomada com base no programa federal “Caminho da escola para a zona rural” e adaptada pela gestão municipal. A compra e entrega das bicicletas, adquiridas com recurso municipal,  reduz o tempo de locomoção dos alunos até as instituições de ensino.

As bicicletas beneficiaram alunos das turmas do 6º ao 9º ano das escolas municipais Abel Martins, Lauro Chaves, Ângelus Nascimento, Donatila Lopes, Remígio Fernandes, Maroja Neto e Anna Barreau.

Outro passo importante para a educação na ilha foi o Projeto  “A escola e a comunidade juntas por uma educação integral”, realizado na Escola Municipal Maroja Neto. Mais de duas mil pessoas entre alunos, pais e comunidade do São Francisco, em Mosqueiro, participaram do evento, que tem o objetivo de atrair um número maior de famílias, para ajudar na educação dos alunos nas escolas municipais.

Infraestrutura – Em Mosqueiro, os trapiches e pontes facilitam o cotidiano de quem mora, visita ou vive do comércio na ilha. Desde o início de maio, a Prefeitura de Belém investe na recuperação de quatro estruturas: os trapiches da Vila, Mari Mari e Paraguai, além do Porto Pelé.

Os portos e trapiches de Mosqueiro são fundamentais para o dia a dia da ilha. O porto Pelé é de grande importância porque atende os ribeirinhos do entorno e garante o acesso dos professores às escolas. Pelo porto da Vila é feito o escoamento da produção da ilha, como frutas e pescados.

Assistência social – moradores da ilha ganharam, no mês de junho, espaços de referência no atendimento e proteção social em defesa dos direitos de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e risco.

Foram inaugurados o novo Conselho Tutelar VI e o Centro de Referência de Assistência Social Marialva Casanova Guimarães. Espaços organizados em ambientes amplos e climatizados, que contam com brinquedoteca, biblioteca e outras opções para atividades de cultura, arte e lazer.

Novidade para a ilha no atendimento de proteção social em defesa dos direitos assistenciais, o Creas Marialva Casanova Guimarães tem capacidade para atender cerca de 80 famílias por mês.

O Creas atenderá famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em regime aberto, etc.).

No Centro vão trabalhar assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais desenvolvendo atividades e ofertando serviços de modo articulado com a rede da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.

O Conselho Tutelar VI foi entregue pela Prefeitura de Belém totalmente revitalizado com brinquedoteca, biblioteca, computadores, carro e salas de atendimento climatizadas, para garantir eficácia do papel do órgão permanente, autônomo e não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente estabelecidos pela lei federal 8.069/90 do Estatuto da Criança do Adolescente (ECA).

 
 
Texto: Vanda Duarte
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Veja também

Círio 2021

Círio de Nazaré reúne fé, tradição e esperança. A maior manifestação católica do Brasil, onde se homenageia Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em Belém

Saiba Mais »

Círio 2021

Círio de Nazaré reúne fé, tradição e esperança. A maior manifestação católica do Brasil, onde se homenageia Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em Belém

Saiba mais »