Mapa turístico destaca atrações e serviços em Mosqueiro

porto do pelé
A beleza natural da ilha de Mosqueiro é o principal destaque do mapa turístico lançado pela Prefeitura de Belém, por meio da Belemtur

O lançamento oficial do mapa turístico de Mosqueiro,na manhã desta quarta-feira,16, na agência distrital da ilha, reuniu autoridades locais, comerciantes e empresários,além da vice-prefeita de Belém,Karla Martins.

Este é a segunda edição do mapa produzido pela Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, e traz os principais pontos turísticos de Mosqueiro como o Porto do Pelé e as praias do Chapéu Virado, Farol e Murubira. O exemplar também indica serviços públicos de segurança e saúde que podem ser encontrados na ilha.

De acordo com o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza, o mês de julho foi escolhido para o lançamento do mapa porque é o período em que a ilha recebe mais visitantes durante o ano. “As pessoas aproveitam as férias escolares para viajar e desfrutar das belezas que temos no nosso estado e Mosqueiro é um dos locais que mais recebem visitantes, tanto estrangeiros quanto internos. É uma forma de também valorizar o turismo na região”, explica Souza.

Ainda de acordo com o coordenador, Outeiro e Icoaraci também terão mapas turísticos. “Estamos fazendo todo um levantamento da área em parceria com as agências distritais dessas regiões para podermos elaborar o mapa que será de grande utilidade pública”, avaliou Souza.

Cerca de dez mil mapas foram confeccionados e serão distribuídos em hotéis, pousadas, bares e restaurantes de Mosqueiro. Eteovina Castro, dona de um quiosque na ilha, acredita que com o lançamento do novo mapa os turistas terão mais informações sobre o local. “Eu recebo na minha barraca turistas de todo o mundo. Dia desses um holândes veio conhecer Mosqueiro e se encantou pelo local. Com o mapa, que tem tradução para o inglês, os turistas terão mais conhecimento do lugar. Também é uma maneira de recebê-los melhor”, comenta.

“A ilha estava precisando de um informativo como o mapa. Continuar valorizando e divulgando os atrativos que temos é de fundamental importância para um lugar que tem sua renda concentrada principalmente no turismo. É uma excelente iniciativa”, parabenizou Gilberto Nascimento, agente distrital de Mosqueiro.

Durante a cerimônia a vice-prefeita de Belém, Karla Martins, destacou a importância do mapa para a expansão do turismo na região. “A primeira coisa que o turista procura quando chega num local é o mapa. Com ele conseguimos levar não só qualidade mas também informação”, ressalta.  “Mosqueiro é recheada de belezas naturais que hoje são mundialmente conhecidas. E todos esses atrativos já possuem, com a nova administração, uma maior integração das políticas públicas. E isso é bastante positivo para a população”, acrescenta.

Ainda durante o evento, a distribuição dos jogos americanos que destacam a gastronomia paraense foi oficialmente aberta. Cem mil exemplares serão distribuídos na capital e nos distritos durante o período de veraneio.

Foto: Tássia Barros – Comus