Exposição da Noruega é destaque no Ver-o-Rio

Após Belém, exposição segue para Manaus e Europa

Segue até o dia 22 de junho no Espaço Ver-o-Rio, a exposição “Povos Indígenas no Brasil – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos”, promovida pela embaixada da Noruega em parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Instituto Sócio-Ambiental (ISA). A mostra, instalada comemora os 30 anos de investimentos do governo norueguês à causa indígena no Brasil.

A exposição destaca momentos e personagens históricos, retratados em um período em que os povos indígenas saíram da invisibilidade para brigar pelo reconhecimento das terras indígenas, resistir às invasões de garimpeiros e madeireiros, além de se apropriar de tecnologias do homem branco, entre outros temas.

São 43 fotos apresentadas em ordem cronológica, clicadas por 33 fotógrafos, com mapas e textos de apoio, em português e inglêsDezoito totens compõem a exposição com imagens de ambos os lados. A iluminação noturna das peças é feita por coletores solares no topo dos totens.

A ideia é oferecer aos visitantes não somente informações sobre a história da luta indígena por seus direitos, mas também sensibilizá-los para a sociodiversidade dos índios no país, oferecer dados sobre a população atual, modos de vida, lideranças mais atuantes.

A exposição já passou por Brasília e São Paulo. O próximo destino é Manaus e logo em seguida Nova York, para posteriormente, retornar ao país de origem, a Noruega.

A trajetória de resistência retratada na exposição coincidiu com a recuperação do crescimento demográfico dessas comunidades indígenas, registrada a partir dos anos 80. Hoje, existem no Brasil 240 povos indígenas que falam 154 línguas e somam uma população de mais de 896 mil pessoas de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O número de índios continua crescendo, assim como o de etnias, embora alguns povos estejam ameaçados de extinção.

Serviço:

Exposição Povos Indígenas no Brasil – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos – até 22 de junho.

Local: Ver-o-Rio, av. Pedro Álvares Cabral, s/n, próximo às Docas

Horário de visitação: 5h às 22h de segunda a domingo. Entrada de graça.

Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus