Estudantes trocam sala de aula por visita aos pontos turísticos de Belém

2015.09.08 - PA - Belém - Brasil: Projeto Turismo na escola. Alunos da Escola República de Portugal visitam o Mangal das Garças
2015.09.08 – PA – Belém – Brasil: Projeto Turismo na escola. Alunos da Escola República de Portugal visitam o Mangal das Garças

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental República de Portugal, do bairro da Marambaia, participaram nesta terça-feira,8, do projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém” desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).

Ao todo 22 alunos participaram do city tour visitando lugares como o Mangal das Garças, Espaço São José Liberto, Casa da Mineração, e Praça Frei Caetano Brandão.

Acompanhados pelas professoras Perssida Machado e Adriana de Marcfo, que realizaram trabalho interdisciplinar e didático dentro e fora da sala de aula, os alunos do 9º ano foram a segunda turma deste semestre a participar do passeio, que também é acompanhado por guias turísticos. De acordo com o coordenador da Belemtur, Maiken Souza, o projeto visa dar conhecimento à criança, para que ela cresça com o olhar voltado para o turismo da sua cidade.

“A gente só gosta daquilo que conhece. No passeio, as crianças têm oportunidade de ir ao Theatro, Mangal e muitos outros locais, conhecer a história, cultura, sabores e cores – tudo o que Belém tem para mostrar dentro do cenário nacional e até internacional. É a Belém sendo vista (por eles) de dentro para fora”, enfatiza o coordenador.

A escola, que foi destaque na Olimpíada de Matemática em 2014, ficando com o 1º lugar, incentivará os alunos que participaram do roteiro a elaborar uma redação com o tema “Mineração, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”. O texto será desenvolvido após visita à Casa da Mineração.

Para a professora de artes, Adriana de Marco, a iniciativa beneficia toda a comunidade escolar. “O projeto é muito importante para os alunos e também para nós, professores. É a oportunidade que eles têm de conhecer de perto a história que estudam em sala de aula, visto que muitos ainda não conheciam”, avalia.

A professora Perssida Machado, que atua diretamente no ensino de informática educativa, ressalta que é responsabilidade do educador mostrar esse conhecimento para o aluno, o incentivando a gostar, valorizar e cuidar da cidade.

“Com esta iniciativa, o aluno muda de atitude. Estamos reunindo nesse passeio, estudantes comprometidos, que em média estão na faixa etária de 13 a 15 anos. Desta forma, trabalhar a educação de uma forma geral e conhecer o tempo e espaço onde se vive é muito importante. Tudo o que eles estudaram em sala de aula, irão valorizar mais depois desse conhecimento ‘in loco’”, destaca Perssida.

Para o estudante Ícaro Araújo, de apenas 13 anos, esta foi uma excelente oportunidade de conhecer Belém, mesmo já tendo visitado os pontos turísticos anteriormente. “Eu já havia estudado um pouco da cultura de Belém e agora o projeto que tira da sala de aula, leva os alunos que não têm oportunidade, para conhecer mais a cidade em que moram, para aprender a cuidar e ter carinho. Essa foi a primeira vez que tive um guia acompanhando e explicando as curiosidades de cada espaço”, declarou.

Uma nova experiência. Assim a estudante Caroline Santana, de 14 anos, descreveu a visita aos pontos turísticos. “Vim do interior de Cametá e estou encantada pela oportunidade que tive de conhecer e saber que Belém é tão rica em lugares como esses. Agora posso incentivar meus parentes e amigos a virem passear e incentivar a preservação dessas áreas”, disse Caroline.

Neste semestre, nove escolas participarão do projeto, que foi iniciado no dia 25 de agosto com os alunos da Escola Municipal Benvinda de França Messias. A próxima será a escola Helder Fialho, no dia 22 de setembro.

Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte