Escolas de Icoaraci participam do primeiro dia de desfile escolar

O desfile foi prestigiado por autoridades, como a vice-prefeita Karla Martins, os titulares da Adic, Armando Tavares, e da Belemtur, Maikken Souza, e a secretária municipal de Educação, Rosineli Salame

A programação oficial pelo Dia da Pátria, comemorado dia 7 de setembro, começou cedo em Icoaraci, distrito de Belém, nesta quarta-feira, 3.  Às 8h as bandeiras do Brasil, do Pará e do município foram asteadas na Agência Distrital de Icoaraci (Adic). Pelo segundo ano consecutivo os desfiles escolares, que costumavam encerrar às 16h, são divididos em dois dias para que as apresentações sejam feitas até as 12h . Hoje, 23 unidades de ensino participaram do evento, na rua Manoel Barata. Amanhã, 4, outras 17 escolas completam o tradiconal desfile escolar, a partir das 8h.

Os alunos da Unidade Técnica de Ensino Especializado (UTEES), que realiza atendimento a pessoas com deficiencia, levou para a avenida bandeiras pedindo respeito às diferenças. Crianças montadas em cavalos usados na equoterapia (terapia realizado com uso de cavalos) também chamaram atenção para a causa.

Segundo a diretora da UTEES, Ivone Saraiva, esta é a terceira vez que a instituição participa da programação.  “A participação dos alunos primeiro mostra a superação,  eleva a auto estima, eles mostram que eles também são capazes de participar tanto como as outras crianças. Esperamos que as pessoas trabalhem o respeito às diferenças”, ressaltou a diretora.

Outros temas importantes e atuais foram expostos pelos alunos, como o preconceito,   a inclusão social, a valorização do Estado do Pará, a segurança e a educação. As bandas escolares deram um show à parte. Integrantes do greupo Cavaleiros de Juda, da escola Fernanda Souza Oliveira, por exemplo, arrancaram aplausos ao tocar parte do hino nacional.

A prefeitura de Belém,  organizadora do evento, contou com amplo apoio dos órgãos municipais e estaduais. Várias autoridades prestigiaram os desfiles, como a vice-prefeita Karla Martins, o titular da Adic, Armando Tavares, a secretária municipal de Educação,  Rosineli Salame, o titular da Belemtur, Maikken Souza.

A vice-prefeita de Belém ressaltou a atenção dada pela prefeitura ao distrito de Icoaraci. “Este é o segundo ano, atuando na gestão municipal,  que prestigio os desfiles escolares de Icoaraci. As escolas estão de parabéns pelo bonito trabalho apresentado. O evento está muito bem organizado e isso demonstra que a cada ano a prefeitura vem incentivando cada vez mais o respeito e o amor pela pátria”, declarou Karla Martins.

Texto: Dandara de Almeida
Foto: João Gomes / COMUS
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)