Delegação da ONU Chega a Belém para Visita Técnica em Preparação para a COP 30

• Atualizado há 4 semanas ago

Entre os dias 10 e 13 de outubro, a cidade de Belém, localizada no estado do Pará, receberá uma distinta delegação da Organização das Nações Unidas (ONU). A visita tem como objetivo conhecer as propostas e iniciativas dos governos federal, estadual e municipal para preparar a cidade em vista da realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, prevista para 2025. Esta visita técnica foi solicitada pelo governo brasileiro com o intuito de abordar antecipadamente os requisitos e necessidades que envolvem a realização deste evento, em consonância com os preparativos já em andamento.

A escolha de Belém do Pará como sede da COP 30 representa um marco significativo para o Brasil, uma vez que será a primeira vez que a maior conferência internacional sobre mudanças climáticas ocorrerá no país. A cidade, situada no coração da Amazônia, é um cenário privilegiado para discutir questões ambientais e propor soluções práticas para os desafios climáticos globais.

A indicação de Belém como sede da COP 30 foi feita pelo Governo Federal brasileiro e agora aguarda ratificação na COP 28, que está programada para ocorrer em Dubai no final de novembro. Esta ratificação oficial confirmaria Belém como o local escolhido para sediar a conferência em 2025.

COP 30

Para entender melhor o que representa a COP 30, é importante destacar que a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP, é um evento anual que reúne líderes de todo o mundo com o objetivo de discutir soluções para conter o aquecimento global e promover alternativas sustentáveis para a vida no planeta Terra. A edição de 2030 da conferência ocorrerá em Belém do Pará e representa uma oportunidade única para o Brasil desempenhar um papel fundamental no cenário internacional da luta contra as mudanças climáticas.
A importância da COP 30 não pode ser subestimada. Trata-se de um evento anual que reúne líderes globais, cientistas, ativistas e governantes para debater soluções destinadas a conter o aquecimento global e promover alternativas sustentáveis para o nosso planeta. A edição de 2030 da conferência, que ocorrerá em Belém, tem o potencial de ser um marco fundamental na luta contra as mudanças climáticas.

Neste contexto, a visita da delegação da ONU a Belém desempenha um papel vital na avaliação das capacidades da cidade para receber um evento de tal magnitude. Durante a visita técnica, serão examinados aspectos como infraestrutura, segurança, locais de reunião, transporte e questões ambientais.

A cidade de Belém, em cooperação com os governos federal e estadual, tem investido significativamente em iniciativas de sustentabilidade e na promoção de ações que visam a conservação da Amazônia, que desempenha um papel crítico na preservação do clima global. Estes esforços refletem a determinação do Brasil em se tornar um líder na luta contra as mudanças climáticas.

O Secretário Municipal de Turismo de Belém, André Cunha, compartilhou suas perspectivas sobre a importância da visita da delegação da ONU e o que isso representa para a cidade e o país: A visita da delegação da ONU é, sem dúvida, um marco para nossa cidade. Estamos trabalhando incansavelmente nos últimos anos para desenvolver iniciativas de sustentabilidade e infraestrutura que possam atender aos requisitos da COP 30. Belém, com sua rica biodiversidade e importância na Amazônia, é o local perfeito para discutir soluções para as mudanças climáticas.

O prefeito Edmilson Rodrigues ressalta os investimentos realizados na capital paraense para receber o evento de escala internacional “ Estamos investindo em infraestrutura verde, transporte sustentável, preservação de nossas áreas naturais e educação ambiental. Também estamos trabalhando em parceria com organizações locais e internacionais para criar um evento inovador e sustentável. Acreditamos que a COP 30 será uma oportunidade para mostrar ao mundo nossos esforços em prol da sustentabilidade”.

A visita da delegação da ONU representa um passo importante na preparação de Belém para a COP 30, e a cidade está determinada a mostrar ao mundo sua capacidade de liderar no combate às mudanças climáticas e na promoção de um futuro mais sustentável para todos.