Culinária paraense ganha destaque no verão 2014

jogos americanos
Receitas misturam ingredientes regionais

A gastronomia paraense é mundialmente reconhecida por apresentar um sabor exótico, proveniente da forte influência indígena e africana durante a colonização do País. Os ingredientes básicos como jambu, ervas e a mandioca, são oriundos da floresta amazônica e proporcionam um gosto diferente aos variados pratos típicos da região.

Para valorizar essa culinária rica em cores e sabores, a Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, irá distribuir no mês de julho cerca de 100 mil jogos americanos no período de veraneio nos bares e restaurantes dos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, com receitas regionais de duas renomadas chefs de cozinha de Belém.

A iniciativa faz parte do projeto “Verão em Ação” da prefeitura de Belém e através da Belemtur irá divulgar o turismo gastronômico da cidade. “O turista visita um local em busca de emoção. A gastronomia é uma dessas emoções. A culinária paraense é bastante diversificada, proporcionando diversas opções ao turista”, ressalta Maikenn Souza, coordenador municipal de Turismo.

“É importante valorizar a nossa culinária e principalmente quem trabalha com esse setor. Até porque o Pará é um dos únicos estados a manter a gastronomia original. Vale lembrar que nos jogos americanos também há curiosidades sobre as ilhas de Belém. Isso faz com que, não só o turista de fora, mas também o local, conheça um pouco da nossa região”, destaca Souza.

As receitas utilizadas nos jogos americanos são combinações que utilizam diversos ingredientes regionais, como a de “camarão crocante com taperebá e jambu” feita pela chefe de cozinha Ângela Sicília. O prato parece difícil, mas segundo Ângela é rápido e fácil de preparar. “Essa receita é bastante especial porque foi feita para um evento beneficente em Brasília. Ela contém ingredientes básicos da culinária paraense e é de fácil preparo. Vinte minutos apenas”, explica.

Foto: Tássia Barros – Comus