Cruzeiro aporta em Belém com 200 turistas da Alemanha

Cruzeiro alemão Bremem

Os olhos claros e curiosos e os sotaques estrangeiros tomaram conta do Armazém 04 da Companhia Docas do Pará na manhã deste sábado, 10, quando cruzeiro alemão Bremem atracou na escadinha e desembarcou cerca de 200 turistas ansiosos em conhecer a capital da Amazônia. Num português meio desajeitado, muitos se arriscavam em conversas com os paraenses, como o empresário alemão Joseph Boursheid, ansioso para ver o que Belém tinha a oferecer. “Estou esperando coisas boas. Temos até o final do dia para conhecer os atrativos da cidade”, disse entusiasmado.

O grupo passou o dia na cidade e conheceu alguns dos mais famosos pontos turísticos paraenses. No roteiro, o complexo Feliz Lusitânia, a Basílica Santuário de Nazaré e o Museu Emílio Goeldi além de pontos de compras e a ilha de Mosqueiro. Três ônibus e um micro-ônibus foram usados no transporte dos visitantes.

De acordo com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o Bremem é o único cruzeiro a atracar na capital paraense no mês de maio.  Por ano, são cerca de 20 mil turistas náuticos vindos de países como França, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Japão.

Uma equipe da Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, participou da recepção dos viajantes da Alemanha e entregou material de divulgação da cidade. “É fundamental que o poder público esteja presente nessas ocasiões, principalmente na questão da segurança, com a presença da Guarda Municipal. Esses turistas vão poder usufruir dos nossos atrativos com uma sensação de tranquilidade e assim eles vão poder voltar para o seu lugar de origem falando muito bem da cidade. Até porque eles são os multiplicadores do turismo na região”, explica Maiken Souza, coordenador da Belemtur.

Para Vera Staff, guia turística da Amazon Service, empresa responsável pela recepção dos turistas, a permanência dos visitantes movimenta toda a cadeia produtiva turística. “Eles visitam nossos restaurantes e pontos turísticos. Isso faz com que ocorra uma mobilização na economia local”, explica.

Foto: Ascom Belemtur