City tour técnico abre debate sobre melhorias para o turismo em Belém

2015.10.01 – PA – Belém – Brasil: Prefeito Zenaldo Coutinho participa de City Tour pelo Dia Internacional do Turismo.
City tour técnico

O Círio de Nazaré é um dos maiores atrativos turísticos da capital paraense. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 82 mil turistas são esperados para acompanhar a procissão religiosa.

Para aprimorar a experiência turística e mostrar as dificuldades operacionais que o turismo enfrenta, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e o Sindicato dos Guias de Turismo do Pará (Singtur), realizaram na manhã desta quinta-feira, 1º, passeio técnico-turístico-operacional. O evento teve como finalidade mostrar às entidades públicas, ajustes de estrutura que podem aumentar a qualidade do turismo na cidade.

Entre os convidados para o passeio estiveram o prefeito Zenaldo Coutinho, o secretário de Urbanismo, Adnaldo Oliveira; o coordenador da Belemtur, Maiken Souza; turismólogos e representantes da administração municipal. “Agradeço a participação dos guias de turismo em participar desta programação. Neste momento, tanto os profissionais da prefeitura de Belém quanto os guias, poderão trocar informações para encontrar soluções de curto prazo para os problemas identificados nos principais pontos turísticos da cidade”, disse Zenaldo. “Essa é a oportunidade de  estarmos no lugar do turista e sentir a dificuldade, por exemplo, em andar na calçada de determinada rua ou da sinalização que falta em um ponto turístico que ele está visitando”, completou.

Após o circuito será feito um relatório com base nas observações feitas por todos, e a partir daí devem ser tomadas medidas emergenciais. “Algumas medidas serão imediatamente adotadas, já outras devem precisar de obras estruturantes e planejamento”, avalia o prefeito de Belém.

“Nossa cidade é linda, porém, precisa de melhorias. E pequenos ajustes, como na sinalização de trânsito e poda de árvores, podem melhorar a eficiência do atendimento do guia turístico”, ressaltou Maikenn Souza, que acredita na parceria das secretarias para aprimorar a recepção da cidade aos turistas.

Para o conselheiro do Sindicato de Guias Turísticos no Pará, Fábio Romero, um dos principais problemas que o turismo enfrenta são as paradas em frente aos hotéis, pois, não há espaço para os veículos de passeio, e muitas vezes eles são multados. “Convocamos as autoridades para mostrar a história e a beleza da nossa cidade, que algumas pessoas não conhecem, falando da importância que precisamos ter na conservação do entorno dos pontos turísticos e locais mais visitados”, acrescentou.

O passeio passou pelos seguintes pontos: Basílica de Nazaré, Theatro da Paz, Praça da República e  Mercado do Ver-o-Peso.

*Texto – Colaboração: Adriana Pereira (Comus)

Texto: Bruno Menezes
Foto: Oswaldo Forte