Chegada de turistas japoneses marca feriado da Adesão do Pará em Belém

CreateThumbnail
Cruzeiro japonês faz escala em Belém e visitantes são recepcionados pela Belemtur, Paratur, Pará 2000 e Amazon Service

O feriado da Adesão do Pará, comemorado nesta sexta-feira, 15, foi marcado pela chegada do cruzeiro MS Peace Boat que trouxe a Belém cerca de 850 turistas japoneses. Este é o último navio da temporada 2013/2014 a aportar na cidade.

Com objetivo de despertar a atenção dos visitantes para os encantos da capital paraense a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Organização Social Pará 2000 e a empresa especializada em cruzeiros, AmazonIncoming Service, realizaram uma ação de receptivo turístico que envolveu danças e músicas regionais e entrega de objetos simbólicos da região como fitinhas do Círio e sachês com o tradicional “cheiro do Pará”.

Para o coordenador municipal de Turismo, Maikenn Souza, a chegada de cruzeiros internacionais proporciona maior visibilidade à região. “O fluxo de turistas que esses navios trazem a Belém vem aumentando gradativamente a cada ano, fazendo com que o Pará se destaque nacionalmente e principalmente internacionalmente, por suas riquezas locais, seus lugares históricos e suas belas praias”, pontua Souza.

Segundo dados da gerência de Captação de Eventos da Paratur, a temporada 2013/2014, que iniciou em outubro do ano passado, trouxe à capital paraense 15 navios com um total de 8.400 turistas. Ainda segundo a companhia, o gasto médio por turista é acima de R$ 300.

O MS Peace Boat saiu do Japão e está há um mês e meio percorrendo os continentes a fim de realizar a volta ao mundo. O cruzeiro saiu em julho desse ano e a previsão de chegada no país de origem é para o mês de setembro. “É a quarta vez que esse navio aporta em Belém. Os turistas que geralmente vem para Belém já possuem familiaridade com o local”, destaca Jun-Shima, diretor da operação de desembarque do cruzeiro.

O navio está ancorado na baía do Guajará, próximo à escadinha da Valeverde Turismo, localizada no Ver-o-Peso, e retornará ao seu destino de origem na tarde do próximo domingo, 17. Belém é a única cidade em que o navio aportou.

Durante os três dias que permanecerão na cidade os turistas irão se revezar para conhecer os principais atrativos da cidade, como Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Basílica Santuário, Museu Paraense Emílio Goeldi e Polo Joalheiro, além da ilha de Mosqueiro.

Foto: Oswaldo Forte