Caminhada incentiva o turismo sustentável em Mosqueiro

Moradores de mosqueiro e autoridades locais participam da primeira caminhada turística de Mosqueiro

Enquanto o canto dos pássaros anunciava um novo dia na ilha de Mosqueiro,bem ali na praça Matriz da ilha, um pequeno grupo chamava a atenção. As pessoas estavam animadas e ansiosas. Elas se preparavam para a “Primeira Caminhada Turística de Mosqueiro”, realizada na manhã deste domingo, 18.

Iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Turismo e Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, além da parceria com a Agência Distrital de Mosqueiro e Secretaria Estadual de Educação, a caminhada propunha conscientizar e incentivar a população local e visitantes a adotar práticas saudáveis quanto ao turismo na região.

Um café da manhã reforçado aguardava os participantes no Centro Cultural Alberto Bastos, local de concentração da caminhada. A alegria de Dona Graça Abreu, 57, era contagiante. “Para ter saúde é preciso se exercitar. Por isso não me incomodo em acordar cedo em pleno domingo para fazer exercícios físicos. E eu não podia perder essa primeira caminhada aqui de Mosqueiro”, comenta.

Ao som da banda da Guarda Municipal de Belém os moradores percorriam os 5 km do trajeto que os levaria até a Praia do Chapéu Virado. O professor de educação física do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, Claudio Souza, animava os participantes. “Como professor o mais importante é mostrar os benefícios que a atividade física proporciona para a saúde. Isso favorece uma vida mais saudável. Essa caminhada propõe uma maior integração da população de Mosqueiro com o povo de Belém, além de alavancar o turismo na região”, ressalta Claudio.

“Essa caminhada é uma forma mais ampla de sensibilizar quem trabalha com o turismo de Mosqueiro. Com isso aliamos três importantes fatores: saúde, segurança e lazer, promovendo um turismo saudável e sustentável”, explica Ruth Campos, assessora Técnica e Coordenadora do Programa Estadual de Qualificação do Turismo, Peqtur.

Para o agente distrital de Mosqueiro, Gilberto Nascimento, a população só tem a ganhar com a iniciativa. “Todos ficarão mais sensibilizados quanto à alimentação, isso diminui os riscos para a saúde. Uma pessoa bem alimentada consegue aproveitar mais os atrativos que aquele local oferece”, incentiva Gilberto.

“É importante o incentivo do poder público para que ações como essas ocorram. Ver  a participação de tantos moradores só faz com que a gente se esforce ainda mais para proporcionar o melhor para a população e para o turismo tanto de Belém quanto de Mosqueiro”, ressalta Maikenn Souza, coordenador da Belemtur.

A caminhada deu início ao projeto “Turismo com saúde e segurança alimentar” que será realizado nos dias 19 e 20 de maio visando a capacitação de quem trabalha com o turismo da ilha através de minicursos e oficinas.

Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus