Belemtur seleciona voluntários para o Projeto Amigo do Turista

CreateThumbnail
Belemtur investe na qualificação de voluntários para bem receber o turista na festividade de Nossa Senhora de Nazaré

A Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, iniciou na manhã desta quarta-feira, 20, as inscrições para a seleção dos voluntários que irão atuar na 18ª edição do Projeto Amigo do Turista, cujo objetivo é de informar e atender os turistas que chegarão à cidade durante as festividades do maior evento religioso do estado e um dos maiores do país, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Para participar os candidatos devem possuir os seguintes requisitos: ser estudante do curso de Turismo, ser maior de 18 anos, ter fluência em pelo menos uma língua estrangeira, de preferência inglês ou espanhol, e apresentar um bom rendimento escolar. Segundo a diretora de turismo da Belemtur, Bianca Franco, a prioridade é para os estudantes que participaram do projeto no ano passado. “Estamos entrando em contato com os alunos que participaram no ano passado e vendo a disponibilidade deles, até porque eles já adquiriram uma boa experiência com o projeto. As vagas restantes serão preenchidas com alunos do curso de Turismo das faculdades de Belém”, ressalta a diretora.

Os candidatos selecionados serão divididos em dois turnos (manhã e tarde) em dez Postos de Informações Turísticas (PIT’s), localizados em pontos estratégicos como o complexo Feliz Lusitânia e aeroporto, no período de 7 a 17 de outubro. Ao final do projeto os participantes receberão certificado e uma ajuda de custo.

Serão escolhidos 32 voluntários que irão orientar, informar e fornecer dicas de roteiros turísticos aos visitantes. Lucas Thiago, 24, é um dos candidatos ao projeto. “Caso eu seja escolhido será uma oportunidade de interagir com o turista. Essa experiência é muito válida para mim como estudante de turismo. Meus amigos que participaram no ano passado, tiveram uma visão bastante positiva, e me incentivaram a participar neste ano”, conta o estudante.

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), cerca de 78 mil turistas estiveram em Belém no ano passado para prestigiar o Círio de Nazaré, número que deve aumentar em 2014.

Para o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza, o crescimento do número de visitantes também se dá através do bom atendimento que receberam durante a permanência na cidade. “Bem atendido, o turista aproveita melhor a estadia, interage melhor com a população e tem a oportunidade de mergulhar na história, cultura e culinária locais. Ele sai mais satisfeito e tem mais chances de voltar. Muitas vezes, chega até a alongar a estada programada”, comenta Souza. “Com uma equipe de atendentes altamente capacitada, atendendo inclusive em vários idiomas, queremos garantir a satisfação desses visitantes em Belém e também investir para que ele prolongue sua estadia aqui e retorne ao Pará”, complementa.

Após a inscrição os candidatos passarão por uma entrevista para só então serem selecionados. No final do processo os candidatos escolhidos participarão se uma série de cursos e palestras, que serão realizados em parceria com o Senac, com direito a um City Tour pelos principais pontos turísticos da cidade, para aprender de forma prática a melhor maneira de atender o turista.

Foto: Arquivo Comus