Belemtur realiza Flash Mob para recepcionar turistas no aeroporto

Na tarde desta quinta-feira, 9, dezenas de turistas que chegavam à capital, foram surpreendidos com uma recepção diferente no Aeroporto Internacional de Belém. O Flash Mob promovido pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) no saguão principal do aeroporto atraiu a atenção de quem aguardava pelo vôo ou para receber algum visitante. O Flash Mob é uma aglomeração instantânea de pessoas em um determinado lugar para realizar alguma ação inusitada. É previamente combinada e se dispersa tão rápido quanto começa.

A apresentação contou com a participação de 29 bailarinos e um cantor lírico, que circulavam disfarçados pelo local. A performance, que durou cerca de dez minutos e utilizou a temática do Círio de Nazaré, mostrou o cotidiano do povo amazônico, sua cultura e costumes, embalados por canções como “Vois sois o lírio mimoso” e “Quem vem ao Pará”.

Esta foi a primeira de uma série de apresentações que podem acontecer a qualquer momento no Aeroporto. Para Maikenn Souza, coordenador da Belemtur, esse tipo de receptivo reforça a cultura do povo paraense. “Nós somos um povo alegre e carismático. O turista que chega aqui e se depara com esse tipo de apresentação vai se sentir bem e ter uma primeira impressão positiva da nossa cidade”, declara.

“É uma responsabilidade imensa expressar em poucos minutos a essência do Círio de Nazaré, como a corda que foi representada pelos bailarinos durante a apresentação. Procurei também mostrar a raça e fé que são características do povo paraense. Ensaiamos todos os dias durante um mês para que tudo ficasse perfeito. Esse ano pudemos contar com a participação de um cantor lírico, que deu um toque a mais na apresentação. Além disso, tivemos mais tempo de ensaios e a participação de um número maior de bailarinos”, explica o coreógrafo Maurício Quintairos, fazendo a comparação com o flash mob realizado no ano passado.

Quem estava presente no local aprovou a iniciativa. “Nunca tinha visto nada parecido.. Sou muito devota de Nossa Senhora. Vim de São Paulo só para prestigiar esse momento único que é o Círio. Estou bastante surpresa e até um pouco emocionada”, confessa a funcionária pública Maria Cascaes.

Foto: Tássia Barros – Comus