Belemtur qualifica estudantes para atuarem no projeto Amigo do Turista

CreateThumbnail
Palestras orientam jovens sobre como atender bem os turistas da cidade

Na manhã desta segunda-feira, 22, no auditório do Senac, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) realizou uma série de palestras para 32 estudantes selecionados para atuarem na 18ª edição do Projeto Amigo do Turista.

O projeto visa proporcionar bom atendimento aos visitantes da cidade durante as festividades do Círio de  Nossa Senhora de Nazaré. Segundo a diretora de turismo da Belemtur, Bianca Franco, só no ano passado cerca de 21.000 turistas foram atendidos pelo projeto. “Esse ano a estimativa é que esse número aumente devido a chegada de turistas à cidade ser maior a cada ano”, explica.

Fábio Romero, professor do Senac e guia de turismo, que ministrou a palestra “Excelência no atendimento ao turista”, destacou a importância dos estudantes interagirem com os visitantes. “Interação é fundamental. O turista, na maioria das vezes, quer conversar, quer conhecer um pouco da nossa cultura. Por isso, deve-se estar atento a essa questão e ser bastante receptivo também. De todos os estados brasileiros, nós belenenses somos conhecidos por nossa receptividade e carisma, e o turista quer ver de perto essa característica”, ressalta Romero.

A estudante Maria Áuria aprovou as palestras e está ansiosa para colocar em prática o que aprendeu. “Foi bastante enriquecedor adquirir conhecimento sobre os nossos pontos turísticos, e mais do que isso, conhecer a história de cada um deles. Isso faz com que valorizemos ainda mais o nosso patrimônio cultural. Quero muito levar adiante esse conhecimento”, comenta. “É a minha segunda vez no projeto. Ano passado atuei no PIT (Posto de Informação Turísitica) do Ver-o-Peso e lá a maioria dos turistas era de outros estados, até mesmo de outros países. Esse ano, ficarei no Terminal Rodoviário onde o fluxo de visitantes é mais regional. Essa diversidade de experiências contribui bastante para o meu aprimoramento profissional”, acrescenta a estudante.

Os Postos de Informações Turísticas (PIT’s), instalados em pontos estratégicos da cidade, funcionarão durante dez dias, de 07 a 17 de Outubro em dois turnos diferentes (manhã e tarde). Nesses locais serão distribuídos materiais de cunho informativo como mapas, guias turísticos, ventarolas e DVD’s de apresentação da cidade. No final do projeto os estudantes receberão certificado e uma ajuda de custo-benefício.

Foto: João Gomes / COMUS