Belemtur leva secretários e empresários para conhecer e discutir fomento do turismo em Mosqueiro

Secretários e equipe da Belemtur em Mosqueiro

Já eram quase 9h quando o grupo de secretários municipais e empresários desembarcaram na Vila de Mosqueiro, à convite da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), na manhã desta quinta-feira, 03. O grupo formado, por 28 pessoas, se dirigiu para a Tapiocaria, onde foi recebido pela sorridente dona Maria Eliete, já preparada com tapioquinhas e café para os visitantes. A senhora de 59 anos, trabalha há mais de 30 com a venda de tapiocas e é desse trabalho que tira o sustento de toda a família. “Minhas filhas trabalham comigo todos os dias, fazemos as tapiocas e as comidas da barraca com muito amor, pois é daqui que tiramos o dinheiro para pagar nossas contas no final do mês. Esse trabalho é minha vida”, disse a senhora.

O grupo, composto por donos de restaurantes e de hotéis, donos de agências, secretários Municipais de Urbanismo, Meio Ambiente e representantes do Fundo Ver-o-Sol, das secretarias municipais de Saúde, Saneamento,  de Estado de Turismo e Guarda Municipal, percorreu por cerca de 7 horas pontos considerados estratégicos para o turismo de Mosqueiro, distante 70 km do centro da capital Belém.

Promovido pela Belemtur, o passeio turístico tem como objetivo a formatação de um novo roteiro turístico para a ilha. Os secretários dos órgãos de infraestrutura analisaram questões consideradas fundamentais pelos empresários como a pavimentação e a preservação dos atrativos naturais.  “Essa ação de tirar os secretários das suas atividades cotidianas auxiliará a Belemtur e as empresas privadas a criar um planejamento para o turismo na região. Com essa visita, os secretários poderão perceber características para melhorar a infraestrutura da ilha e assim podermos atender melhor os turistas”, disse o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza.

Depois da Tapiocaria, a comitiva seguiu para o Porto do Pelé, de onde partiu para um passeio fluvial de uma hora e meia para conhecer o cotidiano da população ribeirinha. Em seguida, desembarcou no trapiche sustentado por mais de 20 mil garrafas pet, do sítio Pratiquara. O local é marcado pela paisagem verde e a tranquilidade, além do cardápio com o “mais delicioso peixe de toda a região”, como garante o dono da propriedade, Nonato Marques. O restaurante é decorado com peças artesanais feitas de madeira e cipó, mas o maior atrativo do espaço é o píer flutuante sobre garrafas. “Eu fui coletando e pedindo doações. Não demorou muito e ficou pronto” contou.

“Sempre tive vontade de ter meu próprio negócio, e vi que aqui poderia ser um bom empreendimento. O que ainda falta é uma boa estrutura para os turistas chegarem até aqui, mas após a reunião de hoje tenho certeza que isso vai mudar e meu restaurante vai ser referência no estado”, afirma o empreendedor.

“Essa visita sinaliza para a Semma, a necessidade da intervenção dentro da nossa ilha de Mosqueiro, em ações de poda e de paisagismo em alguns logradouros”, ressaltou José Cláudio Alves, secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente depois de observar a parte verde, que segundo ele terá ainda mais atenção do município.

Após as visitas, foi realizado um debate entre os convidados, apresentação e discussão de ações propostas que comporão um relatório que será usado para nortear políticas públicas do município. Para os empresários, o evento foi considerado bastante positivo. “Acreditamos que agora seremos ouvidos e teremos melhores condições para trabalhar e recepcionar os turistas de diversos lugares do Brasil e até do mundo. Nossa ilha de Mosqueiro será presenteada com melhores condições de acessibilidade e infraestrutura”, acredita Nonato Marques.

Texto: Adriana Pereira
Foto: João Gomes / COMUS
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)