Belemtur homenageia guias de turismo da cidade

Prefeito Zenaldo Coutinho participa de homenagem aos guias de turismo de Belém

Alegria e descontração marcaram o café da manhã especial em homenagem aos guias de turismo da cidade, na manhã desta sexta-feira, 16, no Píer 47 do complexo do Ver-o-Rio. O evento, realizado pela Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur, contou com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho.

Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Belém, Ana Célia Oliveira falou da importância da categoria para a fomentação do turismo na região. “O olhar que o guia possui é transformador. É esse olhar que passa para o turista aquela imagem. E isso é muito positivo para a cidade”, comenta.

“Queremos que o paraense traga a sua família até o Ver-o-Rio. Queremos que espaço seja um lugar agradável para todos”, ressalta Sônia Lopes, membro da comissão dos zeladores do Ver-o-Rio.

O prefeito Zenaldo Coutinho parabenizou os guias de turismo e os incentivou a dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da cultura de Belém. “Todos os guias de turismo estão de parabéns pelo trabalho que fazem ao recepcionar o turista e mostrar o que Belém tem de melhor. Temos muitos monumentos históricos que contam a nossa trajetória, assim como de toda a Amazônia”, enfatiza o prefeito.

Sorteios de brindes e apresentação de músicas regionais compuseram a homenagem. Dona Érica Aita, uma das guias de turismo mais antigas de Belém, fez questão de ficar até o final do evento. “Estou bastante emocionada e com saudades da época em que trabalhava como guia. Foi a profissão mais bela dentre todas as que trabalhei durante meus noventa anos de idade”, conta. “Aprendi muita coisa com os turistas que chegavam aqui. Eles traziam sotaques diferentes, gostos e cultura. Era um universo totalmente novo”, relembra.

Foto: Oswaldo Forte