Belemtur e Governo do Estado capacitam agentes públicos no atendimento ao turista

Palestra sobre “A situação do estrangeiro no Brasil”

Cerca de 30 agentes públicos da área de segurança do município participaram da abertura do “Ciclo de palestras para a área de segurança pública” que aconteceu na manhã desta terça-feira,29, no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Setur. O evento é realizado pela Coordenadoria Municipal de Turismo, Belemtur e Setur em parceria com a Escola de Governo do Pará, EGPA. O primeiro dia do ciclo foi marcado pela palestra sobre “Legislação: a situação do estrangeiro no Brasil”.

“É importante que os profissionais da área de segurança pública saibam dos direitos e obrigações dos estrangeiros que visitam nossa cidade, e mais importante ainda é que eles saibam como lidar com eles”, ressalta a palestrante Bianca Ormanes.

Ruth Campos, assessora técnica e coordenadora do Programa Estadual de Qualificação do Turismo, Peqtur, destacou a necessidade de promover o ciclo de palestras..“As palestras chegam mais rápido nos agentes que não tem muito tempo para fazer cursos a longo prazo. É a primeira vez que um ciclo de palestras é desenvolvido. Antes trabalhávamos com cursos mais demorados e o ciclo de palestras, por ser curto, tende a obter resultados imediatos”, explicou.

O comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico, Ciptur, Major Henrique Ferreira, acredita que o principal problema enfrentado pelos agentes é o estrangeiro que viaja por conta própria, sem a orientação de uma agência de turismo. “O turista que vem sem um pacote turístico tende a ficar mais vulnerável que os outros. Então é nosso dever apoiar e orientar esse turista que tem os mesmos direitos que um cidadão nativo”, reforça Ferreira.

De acordo com a diretora de turismo de Turismo da Belemtur, Graça Ormanes, a parceria com o governo estadual tem sido bastante produtiva. “O turismo na cidade só tem a ganhar com essa parceria com o governo do estado. Com apoio e parcerias conseguimos obter mais resultados”, declara a diretora, que incentivou os participantes do ciclo de palestras a buscar ainda mais conhecimentos. “O que a gente quer é que vocês tenham a informação para fornecer aos turistas”, acrescentou.

A próxima palestra está prevista para o dia 13 de maio, às 8h30, no auditório da Setur. Desta vez a discussão será em torno da “Prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo”.

Foto: João Gomes – NID Comus