Belemtur e comunidade do Combu discutem desenvolvimento do turismo na ilha

Equipe da Belemtur vai à ilha do Combu para discutir com os moradores da ilha, melhorias para o turismo local

Na manhã desta quinta-feira, 31, os moradores da ilha do Combú tiveram a oportunidade de discutir melhorias para o turismo do local. A reunião ocorreu no restaurante Saldosa Maloca e contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, além de representantes do ramo empresarial.

Um dos assuntos discutidos foi a revitalização do porto localizado na praça Princesa Isabel que dá acesso à ilha e que será um dos locais a serem reconstruídos com recursos do governo federal. O projeto faz parte do PAC da Modalidade Urbana anunciado durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Belém no mês de março.

Para a moradora Adelina Oliveira a reconstrução do porto atrairá mais turistas para a ilha. “Para poder chegar aqui os turistas precisam utilizar o porto e atualmente ele está bastante deteriorado, o que diminui a frequência de visitantes. Com essa obra o turismo passará a ser mais valorizado”, comenta.

O coordenador municipal de Turismo, Maikenn Souza, acredita que para desenvolver um turismo com qualidade é preciso a participação de todos. “O turismo é o produto final. Para que ele aconteça há muitos fatores envolvidos como transporte, hospedagem, informação. E como poder público temos a responsabilidade de aliar todos esses aspectos e trabalhar em cima deles para que o turista seja bem recebido”, explica Souza.

Edna Rocha, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Estado do Pará (Abav) vê a necessidade de capacitar ainda mais quem trabalha com o turismo na região. “Dessa forma o turista se sentirá muito bem recebido e poderá retornar à ilha. É uma forma também de criar oportunidades de trabalho com o aumento do fluxo de visitantes”, ressaltou a presidente.

“Ainda precisamos melhorar muita coisa aqui na ilha como a questão de transporte e abastecimento de água. Mas com a união do poder público e dos empresários conseguiremos alcançar nossos objetivos”, pontuou a moradora e microempresária Prazeres Quaresma.

Foto: João Gomes / COMUS