Belém sedia 7ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia

Autoridades como o coordenador da Belemtur Maikeen Souza, ministro de Turismo Vinícius Lages e o governador do Estado Simão Jatene, marcaram presença na cerimônia de abertura do evento

A VII Feira Internacional de Turismo da Amazônia, Fita, que acontece no período de 21 a 23 de maio, na Estação das Docas tem como objetivo alcançar novos canais de venda para o produto turístico paraense proporcionado pelos novos vôos das empresas  TAP e TAM, buscando consolidar a geração de novos negócios,resultantes da formação e comercialização de programas turísticos na região amazônica.

Autoridades como o ministro de turismo Vinicius Lages, secretário de estado de Turismo Adenauér Góes, governador do Estado Simão Jatene e o coordenador da Belemtur ,Maikenn Souza, este último representando o prefeito municipal Zenaldo Coutinho, participaram da celebração de abertura do evento na manhã desta terça-feira, 20, no teatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas.

Durante a cerimônia foi assinado um convênio de implementação de rota turístico-cultural em Bragança,nordeste do Pará, no intuito de promover e divulgar os atrativos da cidade, abrindo espaço para o turismo na região amazônica.

O ministro do Turismo falou da importância de valorizar o que o estado tem a oferecer. “O Pará é importante para o patrimônio histórico-cultural do povo brasileiro. Não podemos deixar de lado uma região que apresenta um enorme potencial turístico. Mas para isso precisamos vencer inúmeros desafios porque o turismo necessita de vários elementos para que possa funcionar corretamente”, ressaltou o ministro.

O evento deve atrair à capital paraense operadores de turismo, agentes de viagens, transportadoras turísticas, hoteleiros, representantes de entidades de classe, gestores públicos, guias de turismo, estudantes e professores de turismo, jornalistas especializados e outros profissionais do setor, de oito estados brasileiros e pelo menos 14 países, dentre eles França, Itália e Inglaterra.

“O turismo é tudo. Ele é uma boa ferramenta da redução da pobreza e da desigualdade no nosso país de uma forma sustentável, sem agredir a natureza. O turismo interfere positivamente na economia da região, gerando emprego e renda. Então é importante saber trabalhar esse assunto para que dê bons frutos para a região”, explica o governador Simão Jatene.

Um posto de informações turísticas da Belemtur está instalado no local do evento para atender aos participantes. Mapas, folders, DVD’s e fitinhas do Círio de Belém serão distribuídos para divulgar os atrativos da cidade. “Estamos com uma equipe preparada para divulgar o que Belém tem de melhor. Isso é essencial para que os visitantes conheçam um pouco da nossa cidade e queiram voltar em outra oportunidade. Belém é muito rica em atrativos turísticos, é nosso dever trabalhar com a divulgação deles”, ressalta o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza.

A Fita 2014 é promovida pelo Governo do Pará e realizada pela Paratur com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Conselho Nacional de Turismo (CNTUR) e reunirá os mercados nacionais e internacionais prioritários com interesse potencial na Amazônia brasileira.

Foto: Vanessa Lago