Belém recebe o Projeto Turismo com Saúde e Segurança Alimentar

As atividades incluíram, ainda, palestras e ações de saúde

Uma caminhada de conscientização abriu, no último domingo, 31, a programação do Projeto Turismo com Saúde e segurança Alimentar, que reúne órgãos do Estado e do município, em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV/PA). As atividades, que incluíram, ainda, palestras e ações de saúde, reuniram quase 800 pessoas e se estenderam até a última terça-feira, 2. A meta do projeto é aumentar a oferta de alimentos seguros por meio da capacitação de feirantes, donos de bares e restaurantes, de modo a assegrar ao  turista que vem à capital a melhor experiência gastronômica.

Esta é a primeira vez que o projeto acontece em Belém, sexto município contemplado. A caminhada que abriu as atividades, realizada na Praça Batista Campos, teve como foco a preservação dos atrativos turísticos e cuidados com a saúde e segurança alimentar, atitudes estas que devem ser adotadas tanto por visitantes quanto pela população da capital.

Na Praça Batista Campos, ponto de concentração, o professor de Educação Física do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, Glau Pinheiro, aqueceu os participantes com exercícios aeróbicos. “Belém é uma cidade com uma população bastante sedentária. Ver todas essas pessoas aqui reunidas é um grande passo rumo à melhoria da qualidade de vida”, ressaltou Pinheiro.

A aposentada Márcia Lima levou o esposo e as duas filhas para participar da caminhada. “Foi meio difícil trazer todo mundo, mas eles sabem que é por uma boa causa. Depois de quase morrer por conta de um infarto eu passei a fazer atividades físicas e hoje me sinto muito melhor”, comentou Márcia.

Na segunda, 01, e terça-feira, 02, as atividades aconteceram no complexo do Ver-o-Peso. Edna Rocha, presidente da ABAV-PA, ministrou palestra sobre o tema “A importância do turismo para o seu negócio de trabalho”, voltada aos trabalhadores do espaço. “A ideia era de mudar a visão de quem atua aqui no Ver-o-Peso sobre o turismo. Muitos não imaginam a importância que tem para o setor. Mas acredito que o objetivo foi alcançado, porque eles saíram da palestra sabendo que podiam fazer a diferença”, comemorou.

Para o coordenador municipal de Turismo, Maikenn Souza, o projeto lança uma nova percepção tanto porparte do trabalhador que atua na oferta de serviços de alimentação quanto da própria população belenense sobre essa relação saúde-turismo. Dessa forma podemos aliar três importantes fatores: integração, saúde e turismo sustentável. Além disso, as capacitações ofertadas foram fundamentais sob o ponto de vista da valorização da mão-de-obra local e também do turismo gastronômico,” acrescentou.

O Projeto Turismo com Saúde e segurança Alimentar é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV/PA), Casa Civil, Guarda Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Foto: Oswaldo Forte