Bandas resgatam tradição musical de Belém

60020_172087Durante a década de 90 era comum, aos finais de semana, bandas marciais se apresentarem nos coretos de praças públicas, como a da República e da Batista Campos, por exemplo. A tradição mantinha viva a musicalidade e a cultura regional. Neste sábado, 12, o público que foi até o complexo turístico Ver-o-Rio, além de aproveitar o espaço, com opções de lazer e com segurança, pôde também prestigiar a banda de música da Guarda Municipal de Belém pelo Projeto Bandas Marciais.
Realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), o projeto promove a apresentação de bandas marciais e militares no complexo turístico, tocando músicas clássicas e  populares, uma vez ao mês, a partir das 18h, com entrada franca. No mês de agosto, a abertura da programação foi com a banda de música do Comando Militar do Norte – Exército.
Resgatando a tradição musical e artística, a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém durou aproximadamente 40 minutos e teve em seu repertório músicas que passavam pelo forró da banda Fala Mansa e pelo clássico de Ary Barroso, Aquarela do Brasil.
No local, de frente para a baía do Guajará, onde a arte, a música e a natureza se encontram, difícil era não se encantar. A recepcionista Janete Silva, 42, aproveitou a tarde de folga para levar a família para passear e ficou surpresa com a programação.“Geralmente esses eventos ocorrem em locais fechados, não é toda vez que a gente tem uma oportunidade dessas. Eu adorei, está ótimo. A banda é excelente, não há quem não goste quando a apresentação é de qualidade. E não deixa de ser um incentivo para as crianças, por estarem próximo de músicos profissionais”, afirmou.
De acordo com o regente auxiliar da banda da GMB, sub-inspetor Maia, a banda pretende sempre apresentar um repertório amplo e diversificado para agradar a todos os gostos e estilos. “Buscamos sempre apresentar um repertório popular, onde as pessoas se familiarizem com músicas e possam também conhecer mais sobre alguns clássicos. Além de, claro, agradar desde as criancinhas até os mais adultos”, finalizou o inspetor.

Texto: Aline Saavedra
Foto: Tássia Barros – Comus