Agentes de segurança pública são capacitados para atender turistas

• Atualizado há 8 anos ago
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
CreateThumbnail (2)
Agentes de segurança discutem sobre as diferentes culturas que visitam Belém

As culturas dos países que mais visitam Belém e seus aspectos peculiares foram tema do último ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), na manhã desta terça-feira, 03, com o tema “Costumes dos povos estrangeiros”. A programação faz parte do projeto “Bem receber turista” que qualifica quem trabalha ou interage diretamente com o turista.

“Vivemos num mundo bastante diversificado. Por isso, é preciso estar aberto para aceitar e respeitar aqueles que nos visitam e que para nós são diferentes”, explicou a palestrante Ana Cláudia dos Santos.

O ciclo de palestras voltado para agentes de segurança pública, como policiais militares, bombeiros e guardas municipais cpom a intenção de melhorar o atendimento da população e dos visitantes, além de reforçar o trabalho de segurança preventiva do turista. “Dessa forma os nossos visitantes ficarão muito mais satisfeitos e permanecerão por mais tempo na cidade. O turista necessita desse tipo de atendimento e cabe a nós, do poder público, estarmos atentos a essas necessidades”, ressaltou o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza.

Desde abril cerca de 130 agentes, como o policial militar Jeiel Souza, foram qualificados. “Aprendi bastante e o conhecimento que adquiri aqui, irá me ajudar muito na minha profissão. Os turistas sempre nos procuram para saber sobre a legislação e agora, isso não será mais uma dificuldade”, comentou o policial.

Para a assessora técnica e coordenadora do Programa Estadual de Qualificação do Turismo, PEQTUR, Ruth Campos, a intenção das palestras era propor reflexões sobre temas ligados à qualificação do servidor e procedimentos específicos, além de ser uma atividade motivacional. “Conseguimos alcançar o objetivo que era dar uma visão de como melhor atender os turistas que visitam nossa cidade. Os agentes públicos que participaram de toda a programação conseguiram levar para as suas rotinas diárias o que aprenderam aqui, e isso é bastante positivo. Eles passaram a refletir sobre o seu papel no turismo”, pontuou.

O ciclo surgiu da necessidade de buscar melhoramento no serviço da segurança turística, incentivando a discussão de novas propostas de gestão. “Os temas discutidos partiram das nossas necessidades diárias quanto ao atendimento ao turista. É importante ter a mente aberta e se abster de preconceitos quanto às diferentes culturas que visitam a nossa cidade”, explica o comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico, CIPTUR, major Henrique Ferreira.

Texto: Vanessa Lago
Foto: Janine Valente
Coordenadoria Municipal de Turismo do município de Belém (BELEMTUR)

Veja também

Círio 2021

Círio de Nazaré reúne fé, tradição e esperança. A maior manifestação católica do Brasil, onde se homenageia Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em Belém

Saiba Mais »

Círio 2021

Círio de Nazaré reúne fé, tradição e esperança. A maior manifestação católica do Brasil, onde se homenageia Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em Belém

Saiba mais »