Agentes de segurança pública são capacitados para atender turistas

• Atualizado há 8 anos ago
CreateThumbnail (2)
Agentes de segurança discutem sobre as diferentes culturas que visitam Belém

As culturas dos países que mais visitam Belém e seus aspectos peculiares foram tema do último ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), na manhã desta terça-feira, 03, com o tema “Costumes dos povos estrangeiros”. A programação faz parte do projeto “Bem receber turista” que qualifica quem trabalha ou interage diretamente com o turista.

“Vivemos num mundo bastante diversificado. Por isso, é preciso estar aberto para aceitar e respeitar aqueles que nos visitam e que para nós são diferentes”, explicou a palestrante Ana Cláudia dos Santos.

O ciclo de palestras voltado para agentes de segurança pública, como policiais militares, bombeiros e guardas municipais cpom a intenção de melhorar o atendimento da população e dos visitantes, além de reforçar o trabalho de segurança preventiva do turista. “Dessa forma os nossos visitantes ficarão muito mais satisfeitos e permanecerão por mais tempo na cidade. O turista necessita desse tipo de atendimento e cabe a nós, do poder público, estarmos atentos a essas necessidades”, ressaltou o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza.

Desde abril cerca de 130 agentes, como o policial militar Jeiel Souza, foram qualificados. “Aprendi bastante e o conhecimento que adquiri aqui, irá me ajudar muito na minha profissão. Os turistas sempre nos procuram para saber sobre a legislação e agora, isso não será mais uma dificuldade”, comentou o policial.

Para a assessora técnica e coordenadora do Programa Estadual de Qualificação do Turismo, PEQTUR, Ruth Campos, a intenção das palestras era propor reflexões sobre temas ligados à qualificação do servidor e procedimentos específicos, além de ser uma atividade motivacional. “Conseguimos alcançar o objetivo que era dar uma visão de como melhor atender os turistas que visitam nossa cidade. Os agentes públicos que participaram de toda a programação conseguiram levar para as suas rotinas diárias o que aprenderam aqui, e isso é bastante positivo. Eles passaram a refletir sobre o seu papel no turismo”, pontuou.

O ciclo surgiu da necessidade de buscar melhoramento no serviço da segurança turística, incentivando a discussão de novas propostas de gestão. “Os temas discutidos partiram das nossas necessidades diárias quanto ao atendimento ao turista. É importante ter a mente aberta e se abster de preconceitos quanto às diferentes culturas que visitam a nossa cidade”, explica o comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico, CIPTUR, major Henrique Ferreira.

Texto: Vanessa Lago
Foto: Janine Valente
Coordenadoria Municipal de Turismo do município de Belém (BELEMTUR)