Secretaria de Cultura e Turismo celebra aniversário de Belém com arte, música e teatro

• Atualizado há 3 dias ago

No dia 12 de Janeiro, último domingo, a Secretaria de Cultura e Turismo de Belém celebrou os 409 anos da capital paraense em grande estilo, oferecendo à população paraense uma programação repleta, com muita música, teatro e exposições que resgatam a história da cidade.

A programação marcou o início dos novos passos que a Prefeitura de Belém está implementando para a engrandecer cultura e o turismo paraense, valorizando os artistas locais e as produções realizadas na Amazônia, como a exposição “Luzes de Belém – 409 anos”, mostra instalada na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos, a apresentação musical do Grupo Canxangá e o espetáculo “Ver de O Ver-O-Peso”, do Grupo Experiência, que atua na cena teatral paraense há mais de 50 anos.

Quinteto Caxangá 

Com um repertório instrumental, apresentando um misto dos ritmos brasileiros e paraenses, a programação iniciou com o show do Quinteto Caxangá, que trouxe alegria e emocionou o público no tão esperado aniversário de Belém. O grupo chegou ao palco e apresentou a diversidade das sonoridades da Amazônia, de forma única e encantadora. 

“Nós recebemos esse convite com muita alegria! É sempre especial celebrar Belém, o que a gente sente pela cidade, o quanto ela nos inspira, enquanto artistas, pois é uma cidade cheia de peculiaridades que nos motivam e nos fazer celebrar a nossa arte. Tudo que a gente faz reflete o carinho que sentimos por Belém. A nossa cidade tem uma identificação muito grande com a música instrumental e com o choro, com grandes nomes, grandes instrumentistas e estávamos ali representando esse nossos artistas no aniversário de Belém”, celebra Camila Alves, musicista e artista do Quinteto Caxangá. 

O grupo é formado por João Marcos Palheta (clarinete), Sara Moraes (violino), Camila Alves (violão 7 cordas), Igor Sampaio (cavaco) e Tomaz Menezes (pandeiro), o grupo apresenta composições de Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Sivuca, Hermeto Pascoal e muito mais! 

Ver de Ver-o-Peso

Logo após a atração musical, o público presente pôde contemplar o famoso espetáculo “Ver de Ver-o-Peso”, musical premiado do Grupo Experiência, que possui mais de 50 anos de trajetória no cenário teatral paraense,  com grandes nomes como Geraldo Salles e Natal Silva.

O  espetáculo “Ver de Ver-o-Peso” retrata a feira viva da cultura paraense. mesmo após mais de 40 anos de produção, o musical inspira artistas e escritores de todo brasil e tem em seu formato uma mistura de comédia de costumes, teatro de revista e sátira onde, através do riso, os atores valorizam os costumes de um dia na maior feira a céu aberto da américa latina, apresentando um retrato cultural, sócio-político e econômico do estado do pará, da amazônia e do brasil. 

“Foi uma grande honra está de volta no Memorial dos Povos e apresentando esse espetáculo que fala sobre a nossa cultura. Foi um momento muito lindo, principalmente por estarmos nesse espaço revitalizado, com muitas pessoas, e uma estrutura perfeita. Pra mim, foi muito gratificante estarmos nesse local, enquanto Grupo Experiência”, comenta Erllon Viegas, ator e membro do Grupo Experiência.

“Exposição: Luzes de Belém – 409 anos”

A celebração do aniversário de Belém presenteou a população com uma mostra encantadora. Com curadoria de Janice Lima, no dia 12, foi inaugurada a exposição “Luzes de Belém – 409 anos”, que apresenta os olhares singulares e as capturas luminosas dos fotógrafos que redesenham a cidade, seus personagens e sua diversidade. 

“A exposição é uma exposição coletiva de fotografia que reúne 13 fotógrafos. As fotografias tratam da cidade de Belém, especialmente do Ver-o-Peso e seus arredores, como a praça do relógio, mas também mostram outros aspectos da cidade, como suas ilhas, mostrando janelas e portas abertas e mostrando as diversas peculiaridades da capital. Essa exposição tem uma grande importância pois traz vários olhares sobre os aspectos da nossa cidade”, reforça Janice Lima, curadora da exposição. 

A exposição traz fotografias de Ana Patrícia Vasconcelos, Bela Rodrigues, Cristina Carvalho, Dani Jacob, Déia Lima, Marina Lorenzo, Neide Coelho, Patrícia Brasil, Rafael Aguillera, Rosário Travassos, Rosyan Brito, Valério Silveira e Vânia Alves.

De forma totalmente gratuita, a Exposição “Luzes de Belém – 409 anos” estará aberta à visitação até o dia 31 de janeiro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h, na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos.

Veja também