Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense traz como tema a Ilha do Marajó

57832_157204O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense chega à 13º edição com uma extensa programação, em Belém, que segue até o dia 31 de maio. Este ano o festival homenageia a Ilha do Marajó pela riqueza gastronômica carregada de cheiros e sabores únicos. No próximo sábado, 30, a programação contará com o tradicional jantar das Boieiras, como são chamadas as cozinheiras do Mercado Ver-o-Peso, que acontecerá, às 19h, na Estação das Docas.

O evento ainda receberá dez chefs de cozinha, convidados especialmente para o evento, que prepararão iguarias tradicionais em um intercâmbio gastronômico único.

De acordo com a organizadora do festival, Joanna Martins, o Pará possui uma cultura rica e uma das mais autênticas cozinhas brasileiras. “O nosso objetivo foi divulgar a gastronomia e incentivar o uso de ingredientes da terra no preparo de comidas requintadas e criativas, mas sem perder a regionalidade. O arquipelágo do Marajó foi escolhido como tema do festival justamente por representar através dos sabores as delícias paraenses com muita personalidade”, declara Joana.

57832_157203

Para quem deseja participar do jantar, os ingressos já estão à venda no terceiro piso do Shopping Boulevard, pelo valor de R$35,00 e permite a degustação de dois pratos.

Durante a semana do evento, que começou no dia 23 de maio, várias atividades foram desenvolvidas, entre elas, aulas de culinária, palestras, além de contar com a participação de chefs de cozinha de 16 restaurantes da capital em um circuito gastronômico que valorizou os sabores da Amazônia.

O Festival é promovido pelo Instituto Paulo Martins com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém, através da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). No dia 31, de 11h às 18h, acontece o encerramento do festival na Estação das Docas – Espaço Business, com aulas de culinária. Os ingressos também já estão à venda no Shopping Boulevard.

Texto: Roberta Gelak
Foto: Peu Hatz