Agenda Turística reúne ações que fortalecem o Círio como roteiro nacional

CreateThumbnail
A Agenda Turística foi apresentada na manhã desta segunda-feira, 01, durante uma coletiva de imprensa na Estação Business da Doca

Uma ação conjunta e inédita no Pará reuniu organismos estaduais e municipais, além da Capitania dos Portos, Dieese-PA, Sinart e Infraero, em torno de um trabalho voltado ao fortalecimento do Círio de Nazaré como principal produto turístico religioso do Pará. O resultado dessa parceria, consolidado na Agenda Turística do Círio 2014, foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 01, durante uma coletiva de imprensa na Estação Business da Doca.

Só no ano passado, o Círio recebeu mais de 80 mil turistas e movimentou cerca de R$ 60 milhões em emprego e renda, segundo dados do Dieese/PA. A previsão para este ano é que esse número aumente por conta da inclusão de novas rotas internacionais partindo do Aeroporto Internacional de Belém.

Durante a coletiva foi anunciada uma pesquisa inédita a ser realizada pelo Dieese-PA que irá traçar o perfil dos romeiros da corda do Círio. “Vamos aplicar 700 questionários antes da Trasladação e do Círio com nove perguntas que irão nos ajudar a identificar o perfil desses romeiros, entre elas a profissão desenvolvida por cada um e o propósito que os levou a sair na corda”, destacou Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese-PA.

Amigo do Turista 2014

Durante a coletiva foi anunciada também a agenda oficial do Projeto Amigo do Turista 2014, idealizado pela Belemtur, que este ano chega a sua 18ª edição e deverá atender cerca de 25 mil turistas.

O Projeto Amigo do Turista teve sua primeira versão em 1996, com o objetivo de atender bem o turista que visita Belém em virtude das Festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Há mais de 15 anos em ação, o projeto já atendeu milhares de visitantes durante o período da quadra nazarena.

Nove Postos de Informações Turísticas – PIT’s serão instalados em pontos estratégicos da cidade no período de 07 a 17 de outubro, em dois turnos (manhã e tarde). São eles: Praça Santuário, Complexo Feliz Lusitânia, Theatro da Paz, Aeroporto, Estação das Docas, Terminal Rodoviário, Ver-o-Peso, Mangal das Garças e Polo Joalheiro.

Além do atendimento oferecido nesses locais estratégicos pelos voluntários do projeto, também serão distribuídos materiais promocionais da cidade como fitinhas do Círio, ventarolas, mapas de bolso, cartilhas com os principais pontos turísticos da cidade, DVD’s e selos do Amigo do Turista.

Trinta e dois voluntários serão selecionados para atuarem nos PIT’s este ano. As inscrições já foram realizadas e os estudantes estão em fase de seleção. Ao final do processo os candidatos escolhidos participarão de uma série de cursos e palestras programados para os dias 22 e 23 de setembro, ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PA), com direito a um City Tour pelos principais pontos turísticos da cidade. Todos receberão certificado e uma ajuda de custo.

Participam da elaboração da Agenda Turística do Círio 2014 a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Departamento Intersindical de estatísticas e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA), Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart), Infraero, Espaço São José Liberto, Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), OS Pará 2000, Prodepa e Capitania dos Portos.

Foto: João Gomes / COMUS